metropoles.com

O União Brasil de Luciano Bivar já está no bolso de Bolsonaro

Bye, bye a terceira via, que foi sem nunca ter sido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Após receber três stents para desobstruir uma artéria, o deputado federal por Pernambuco Luciano Bivar deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
1 de 1 Após receber três stents para desobstruir uma artéria, o deputado federal por Pernambuco Luciano Bivar deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Simone Tebet (MDB) poderá até ser candidata a presidente da República carregando de vice o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), se ele concordar. Nem por isso ela poderá se apresentar como o nome da terceira via aguardado pelos que se recusam a votar em Lula e em Bolsonaro. Se for o jeito, votarão.

Depois que o ex-juiz Sergio Moro foi reduzido a pó por seu amadorismo, a ideia da terceira via passou a ser sustentada pela aparente disposição de o MDB, PSDB, União Brasil e Cidadania apoiarem um candidato único. O União Brasil, o maior e o mais rico de todos os partidos, fugiu da raia. Sem ele, tchau terceira via!

O deputado Luciano Bivar (PE), presidente do União Brasil, foi cooptado por Bolsonaro, que começou a subir nas pesquisas só depois do esvaziamento de Moro. Bolsonaro não quer alternativa a ele e a Lula, assim como Lula também não quer. Então, ameaçou tomar os cargos que o União Brasil tem no governo.

Para não perdê-los, Bivar se lançará candidato à sucessão de Bolsonaro. Mais tarde, para poupar-se do vexame de obter uma votação ridícula, talvez saia de cena antes mesmo do primeiro turno. Foi isso o que combinou com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Uma banda do União Brasil quer aderir desde já a Bolsonaro; a outra, liderada pelo secretário-geral do partido, ACM Neto, candidato ao governo da Bahia, resiste a entregar os pontos. ACM Neto já disse que não terá candidato a presidente simplesmente porque cobiça ser votado por eleitores de Bolsonaro e de Lula.

Quanto a Ciro Gomes (PDT), se não descer a ladeira nas pesquisas por ter xingado e tentado dar um murro em um bolsonarista no interior de São Paulo, ainda imagina ter alguma chance de se entender com Bivar. E assim segue o baile de uma eleição com desfecho previsível, salvo se o acaso der o ar de sua graça.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?