metropoles.com

Governo esquizofrênico: Bolsonaro indica uma direção, Ciro outra

Novo chefe da Casa Civil defende a democracia. Presidente volta a ameaçá-la

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, caminha pelo Senado de máscara. Ele olha para o lado e ao fundo sem veem jornalistas - Metrópoles
1 de 1 O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, caminha pelo Senado de máscara. Ele olha para o lado e ao fundo sem veem jornalistas - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Se depender do presidente Jair Bolsonaro, e até hoje é dele que depende, o governo seguirá disposto a confrontar qualquer poder que cruze o seu caminho.

Se depender do senador Ciro Nogueira (PP-PI), líder do Centrão e novo chefe da Casa Civil da Presidência da República, o governo deixará para lá as arengas que só o atrapalham.

Ao tomar posse do cargo no Palácio do Planalto, Nogueira comparou-se a um “amortecedor” que quer contribuir para “equilibrar” e “diminuir tensões”.

É o oposto do papel que Bolsonaro desempenha. “Meu nome é temperança, meu sobrenome tem que ser equilíbrio”, disse Nogueira. Que defendeu a democracia acima de tudo:

“Vamos ajudar o Brasil a dar sinais certos para onde estamos indo. O primeiro deles: a democracia é líquida e certa. Difícil por natureza, mas é a coisa certa e é por ela que eu estou aqui”.

Poucas horas depois, Bolsonaro partiu para cima do ministro Alexandre de Moraes, que o incluiu na investigação do Inquérito das Fake News, aberto no Supremo Tribunal Federal:

“O ministro abriu um inquérito de mentira, me acusando de mentiroso. É uma acusação gravíssima. Ainda mais num inquérito sem qualquer embasamento jurídico. […] Isso está dentro das quatro linhas da Constituição? Não está. Então o antídoto não está dentro das quatro linhas da Constituição. Ninguém é mais macho que ninguém”.

Bolsonaro tem repetido que joga dentro das quatro linhas da Constituição. Se agora diz que o “antídoto” à decisão de Alexandre não está “dentro das quatro linhas da Constituição”, insinua o quê?

Que está disposto a deixar a Constituição à margem como resposta a uma investigação que poderá futuramente lhe causar sérios embaraços e, no limite, a inelegibilidade?

Aproveitou para voltar a atacar o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, e a requentar uma velha fake news que desacredita a segurança do voto eletrônico.

A tarefa que Nogueira se propõe a tocar dentro do governo dará em nada enquanto Bolsonaro não abdicar do desejo de continuar enfraquecendo a democracia. Quem acredita que ele abdicará?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?