metropoles.com

Da série “Não convidem para a mesma mesa” – Bolsonaro e Caiado

O racha da direita para a eleição de 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
bolsonaro e caiado
1 de 1 bolsonaro e caiado - Foto: Isac Nóbrega/PR

Ele não mencionou o nome de Ronaldo Caiado (União-Brasil), governador de Goiás. Mas não precisava. Bolsonaro estava em Goiânia na terça-feira à noite para um comício do seu candidato a prefeito da cidade Fred Rodrigues (Democracia Cristã).

O candidato a prefeito apoiado por Caiado é o empresário e ex-deputado federal Sandro Mabel (União-Brasil), o das famosas bolachinhas e rosquinhas “Mabel”.  Então, Bolsonaro, primeiro, atacou Mabel e a ex-presidente Dilma Rousseff:

“O candidato da bolachinha e da rosquinha tem vídeo dele elogiando Dilma Rousseff, dizendo que ela foi uma boa gestora. 2014, 2015, sem crise nenhuma no Brasil. Essa presidente conseguiu a proeza de desempregar 13 milhões de pessoas no Brasil. Essa presidente que o da rosquinha disse que foi uma boa presidente, conseguiu entregar a Petrobras para o Temer com uma dívida de 180 milhões de dólares”.

E, em seguida, atacou o padrinho da candidatura de Mabel:

“Nós na pandemia, fizemos o que tinha que ser feito. Fui contra governadores que falavam ‘fiquem em casa, a economia a gente vê depois’. Governador covarde! Governador covarde! O vírus ia pegar todo mundo, não tinha como fugir do vírus”.

A quizumba de Bolsonaro com Caiado vem da época da pandemia da Covid-19. Médico, Caiado defendeu as medidas de isolamento social e recomendou às pessoas que ficassem em casa. Ele não disse “a economia vem depois” – foi Bolsonaro quem disse.

O que mais incomoda Bolsonaro é que Caiado não esconde o desejo de candidatar-se a presidente da República em 2026 – já o confessou inúmeras vezes e trabalha para isso. E Bolsonaro não quer um candidato que não lhe diga amém.

É por isso que ele apoia só à meia-bomba a candidatura de Ricardo Nunes (MDB) a prefeito de São Paulo. Nunes quer o apoio aberto de Bolsonaro e não o tem. Caso se eleja, pouco ficará em débito com ele. A direita vai rachada para a sucessão de Lula

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?