Boletim alternativo de Janja sobre o estado de saúde de Lula
À espera de mudanças na área de comunicação do governo
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo segundo dia consecutivo, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, emitiu uma espécie de boletim alternativo aos boletins da equipe médica que cuida do seu marido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Os boletins dos médicos são técnicos. Dão conta da evolução do estado de saúde do presidente da República e dos procedimentos a que ele é submetido desde que chegou ao hospital na madrugada da última segunda-feira (9) com uma hemorragia no cérebro.
Os boletins de Janja, digamos assim, são amorosos. À falta de um porta-voz oficial de Lula dentro do hospital, ela decidiu cumprir esse papel. No boletim de ontem, ela disse no essencial o que antes os médicos haviam dito, mas naturalmente foi além.
Lula passou por uma embolização da artéria que poderia alimentar futuros pontos de sangramento na cabeça. O procedimento foi bem-sucedido. Disse Janja em suas redes sociais:
– Ele está muito bem e, em breve, estaremos em casa. Lula e eu estamos felizes pela certeza de que em mais uns dias, essa página estará virada e ele, plenamente recuperado. Sigo ao lado do meu amor a cada hora de sua recuperação.
E acrescentou, referindo-se às cachorras de estimação do casal:
– Em breve estaremos sorrindo com nossas filhas de quatro patas, especialmente a dengosa da Paris que, junto com a Resistência e a Esperança, hoje nos representou na confraternização das trabalhadoras e dos trabalhadores das residências oficiais.
O chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), ministro Paulo Pimenta (PT), ficou em Brasília e diz por quê:
– É um entendimento nosso, e também do presidente, de que quem deve falar sobre as decisões que envolvem saúde é a equipe médica.
Segundo Pimenta, na Secom “não tem ninguém autorizado a produzir nota ou conteúdo”, pois a comunicação será feita por Dr. Roberto Kalil e os demais médicos. José Chrispiniano, assessor de imprensa de Lula, esteve internado até a última quarta.
Ricardo Stuckert, fotógrafo que acompanha o presidente desde o primeiro mandato, está em São Paulo, mas ainda não foi autorizado a divulgar fotos de Lula. Brunna Rosa ficou em Brasília. Ligada a Janja, ela é responsável pelas redes sociais do governo.
Assim que retomar suas atividades, Lula fará uma limpeza na área de comunicação do governo. Sidônio Palmeira, publicitário baiano que fez a campanha de Lula em 2022, substituirá Pimenta e poderá trocar todas as peças que quiser – ou quase todas.
Aparentemente, Sidônio e Janja se dão muito bem.