metropoles.com

A chacina dos que morreram de Covid aos cuidados da Prevent Senior

CPI avança na Câmara Municipal de São Paulo, mas a instalação de outra com o mesmo propósito na Assembleia Legislativa empaca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Prevent Senior SP
1 de 1 Prevent Senior SP - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Cerca de 40% dos pacientes internados em estado grave com Covid-19 na rede de hospitais da Prevent Senior em 2020 morreram, segundo dados da Covisa, órgão de Vigilância Sanitária vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, apresentados à CPI da Prevent Senior, da Câmara Municipal de São Paulo.

O número é maior do que os 22% citados pelo diretor da operadora, Pedro Batista, em depoimento à CPI da Covid, do Senado. Ao todo, foram 7.705 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave,  entre os quais 5.431 pela Covid-19. Do total, 2.210 morreram, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de aproximadamente 40%.

Os dados causaram “espanto”, segundo o presidente da CPI, vereador Antonio Donato (PT). O representante da Covisa também disse, em depoimento à CPI, que pediu à Secretaria Estadual de Saúde intervenção temporária nos hospitais da Prevent Senior que descumpriram as normas sanitárias ao longo da pandemia.

O pedido, com data de 27 de março do ano passado, não teve resposta até hoje. Enquanto isso, na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputados de partidos que apoiam o governador João Doria (PSDB) começaram a recuar da proposta de instalação de uma CPI semelhante para investigar a Prevent Senior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?