Siga o código de ética dos nativos norte-americanos para bem viver
Nesta coluna, compartilho os ensinamentos do mestre Wado Joe Gonzales. Espero que você os aprecie
atualizado
Compartilhar notícia
Na coluna desta sexta-feira (14/9), senti a vontade de compartilhar um código dos nativos norte-americanos – povo do qual eu tenho grande apreço e admiração, por toda sua sabedoria – para viver, por Wado Joe Gonzales. Se gostar, compartilhe! Ótimo fim de semana a todos!
Código de Ética Nativa Americana:
1) Levante-se com o sol para rezar. Reze sozinho. Ore com frequência. O Grande Espírito ouvirá, se você apenas falar.
2) Seja tolerante com aqueles que estão perdidos em seu caminho. Ignorância, presunção, raiva, ciúme e ganância derivam de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem orientação.
3) Procure você mesmo, sozinho. Não permita que outros façam o seu caminho para você. É a sua estrada e só sua. Outros podem andar com você, mas ninguém pode andar por você.
4) Trate os convidados em sua casa com muita consideração. Sirva-lhes a melhor comida, dê-lhes a melhor cama e trate-os com respeito e honra.
5) Não tome o que não é seu, seja de uma pessoa, uma comunidade, do deserto ou de uma cultura. Não foi ganho nem dado. Não é seu.
6) Respeite todas as coisas que são colocadas nesta terra – sejam pessoas, animais ou plantas. Honre o Espírito em todas as coisas.
7) Honre os pensamentos, desejos e palavras de outras pessoas. Nunca interrompa outro ou zombe rudemente, imitando-os. Permita a cada pessoa o direito à expressão pessoal.
8) Nunca fale dos outros de maneira ruim. A energia negativa que você coloca no universo se multiplicará quando retornar a você. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados. Maus pensamentos causam doenças da mente, corpo e espírito. Pratique o otimismo.
9) A natureza não é para nós, é uma parte de nós. Eles são parte de sua família mundana.
10) As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor em seus corações e regue-os com sabedoria e lições de vida. Quando eles são cultivados, é dado espaço para crescer.
11) Evite ferir o coração dos outros. O veneno da sua dor voltará para você.
12) Seja sincero em todos os momentos. A honestidade é o teste da vontade dentro deste universo.
13) Mantenha-se equilibrado. Seu eu mental, eu espiritual, eu emocional e eu físico – todos precisam ser fortes, puros e saudáveis. Exercite o corpo para fortalecer a mente. Crescer rico e inspirado para curar males emocionais.
14) Tome decisões conscientes sobre quem você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.
15) Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque nas propriedades pessoais dos outros, especialmente objetos sagrados e religiosos. Isso é proibido.
16) Seja verdadeiro consigo mesmo primeiro. Você não pode nutrir e ajudar os outros se não puder nutrir-se e ajudar-se primeiro.
17) Respeite outras crenças religiosas. Não force sua crença nos outros.
18) Compartilhe sua boa sorte com os outros. Participe de caridade. Esteja disposto a devolver ao povo, para que as pessoas vivam.