Rituais sagrados: práticas diárias que fortalecem alma, mente e corpo
Em vez de acordar agitado, de olho nas redes sociais, que tal criar uma rotina para nos nutrir integralmente e nos permitir um dia feliz?
atualizado
Compartilhar notícia
Você é do tipo que, quando toca o despertador, dá um pulo da cama e já começa o dia de forma acelerada? É do tipo que acorda e a primeira coisa que faz é olhar o celular e perde um tempo considerável checando as redes sociais? Ou é aquela pessoa que mantém uma rotina, um ritual sagrado antes de fazer qualquer coisa?
Poderia apostar que a grande maioria responderia a primeira ou a segunda opções e poucas pessoas diriam que estabelecem uma rotina sagrada para tornar o dia alegre e frutívero.
Somos feitos de quatro corpos: material, espiritual, mental e emocional. Nenhum é mais importante que o outro. Saber a importância de nutri-los e manter uma harmonia entre eles é a garantia de uma vida mais leve, feliz e equilibrada.
Estabelecer um ritual após acordar significa ter um horário sagrado para nutrir a vida interior, estabelecer um estado de presença que perdurará durante todo o dia, manter a mente em um estado de gratidão, calma, paz, serenidade, e controlar as emoções. Assim, podemos lidar bem com qualquer situação que venha a acontecer durante o dia e alimentar o espirito a fim de manter uma conexão capaz de fortalecer o corpo físico.Há um tempo minha rotina matinal consistia em praticar meditação, o que significa cuidar dos corpos espiritual, mental e emocional.
Podia, com muita clareza, observar a constância na pratica diária. Sem dúvida, é esse o grande lance.
Estou sempre viajando e, algumas vezes, por conta da mudança de horários e de rotina na viagem, deixava de praticar. Isso me trazia algumas consequências. Até recuperar o ritmo anterior, tinha a sensação de voltar à estaca zero.
Há algumas semanas, durante uma aula de yoga no parque, a professora Teca Toscano nos propôs um desafio: uma nova rotina. Durante 21 dias, deveríamos manter um ritual sagrado de 15 minutos logo após acordar.
Esse ritual consistiria em alimentar os campos material, emocional, mental e espiritual. Funciona da seguinte forma: durante cinco minutos, deveríamos estabelecer uma conexão com o corpo físico e a sugestão era fazer a famosa saudação ao sol, prática da yoga. Outras opções: polichinelo, pular corda, fazer prancha e abdominais. Como resultado, o corpo desintoxica, fortalece, alonga e aumenta a vitalidade física.
Logo após, deveríamos, por um minuto, repetir mentalmente frases de emponderamento mental. A sugestão foram as famosas frases da Oração de São Francisco: “Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união”.
Em seguida, no campo emocional, por cinco minutos, deveríamos meditar ao som de alguma música de nossa preferência, com letra positiva; fazer o coração vibrar e nos elevar.
Nos minutos restantes, a sugestão era uma prática de respiração para o campo espiritual. A sugerida foi a respiração alternada, onde é possível equilibrar as energias feminina e masculina do corpo, além de diminuir a pressão arterial, eliminar os bloqueios nos canais de energia, aumentar a energia e acalmar a mente.
Decidi aceitar o desafio, que termina no próximo dia 6, e posso afirmar que me senti mais disposta, leve, menos reativa e com mais estado de presença
É um ritual que farei virar um hábito, independentemente de onde eu estiver. Que tal você fazer também?