Pequenas ações no dia a dia ajudam a salvar o planeta Terra
É preciso agradecer à Terra Mãe pela fartura e pelos recursos entregues a nós por puro amor incondicional
atualizado
Compartilhar notícia
No último domingo (22/4), foi comemorado o Dia da Mãe Terra, “pachamama” ou “gaia”, como preferir. É um momento em que paramos um pouco para agradecê-la pela fartura e recursos entregues a nós por puro amor incondicional. Também é tempo de nos conscientizarmos sobre o que podemos fazer para dar a ela de volta.
Como falei aqui, com toda a sua fartura e generosidade, a Mãe Terra nos fornece água para beber, cozinhar, lavar e mais mil e uma utilidades. Nos dá solo para produzir e cultivar alimentos, para morar e construir. Oferece seu ar em abundância para produzirmos energia, para respirarmos. Fogo para nos aquecer, aquecer os alimentos e cozinhar.
Quando paramos para pensar em tudo o que ela dá para uma pessoa que vive 80 anos, chegaremos à conclusão que é impossível aportar de volta a ela. Ao contrário, devemos e muito a nossa pachamama.O planeta Terra, assim como os seres humanos e tudo o que há nas galáxias, é um organismo vivo feito de energia e consciência, e como tal devemos tratá-lo. Ele tem o aspecto feminino da criação, nos acolhe, nos nutre e nos cura como uma grande mãe, sem esperar nada em troca.
A Mãe Terra está em ascensão e nós, como seres pensantes, devemos ser agentes dessa consciência e proteger, preservar, amar e respeitar essa sagrada mãe.
A reflexão de hoje é sobre como podemos preservá-la e respeitá-la para que cessem as guerras; a exploração dos animais, dos solos e das águas; desmatamentos e que, assim, se estabeleça a harmonia, o equilíbrio e a saúde do planeta.
Com pequenas ações no nosso dia a dia podemos fazer uma grande diferença e garantir nossa parte para salvar o planeta:
– Ao escovar os dentes, apenas abra a torneira no momento que realmente precisar. Mesmo assim, abra pouco, preste atenção no volume de água que sai para não desperdiçar.
– O mesmo ao tomar banho: é uma questão de hábito se acostumar a fechar a chuveiro quando não precisa. Atenção para não sair tanta água.
– Ao fazer compras, acostume-se a levar sempre sacolas reutilizáveis. Dispense o plástico para embalar frutas e legumes, pois esse material está causando um problema grave no nosso ecossistema.
– Evite comprar bebidas em embalagens de plástico. Habitue-se a levar a sua garrafa de água e de café.
– Eduque-se para, quando não tiver alternativa, usar apenas um copinho plástico. Às vezes, jogamos fora e utilizamos mais de um.
– Dispense canudos de plástico. Se for proprietário de bares e restaurantes, substitua-os por opções ecológicas. Em alguns lugares do mundo, já virou lei a proibição de canudos em estabelecimentos comerciais.
– Algumas casas costumam usar mais de um prato por pessoa em cada refeição. Isso dobra a quantidade de louça e de água para lavá-las.
– Não deixe a torneira ligada ao lavar a louça. Use a água com consciência e ensine sua ou seu funcionário.
– Coma menos proteína animal. Ao diminuir a ingestão, diminuímos a exploração dos animais, salvamos muita água e poluímos menos o ar.
– Se puder, vá a pé ou de bike.
– Não jogue lixo em lugares inapropriados.
– Faça a separação correta do seu lixo.
– Plante e cuide de suas árvores e plantas.
– Acostume-se sempre a apagar as luzes que não precisam estar acesas. Quando for viajar, desligue os aparelhos da tomada.
Essas são algumas das coisas que podemos fazer para agradecer e salvar nossa grande casa, nosso lar.
Que nós possamos contemplar a beleza dos mares, das cachoeiras, montanhas e de cada pedacinho lindo do nosso planeta. Que possamos continuar aproveitando a fartura de recursos naturais que nos é dado e que a ascensão se dê o mais rápido possível.
Desculpe-nos por tudo e obrigada, Mãe Terra. Prometemos ser filhos melhores.