metropoles.com

Estamos mais preocupados em acumular bens ou seguir nossa alma?

Com a chegada da nova era, a humanidade é convidada a cumprir seu dharma, sua missão de vida, de acordo com a filosofia hindu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
Woman hiker looking at a beautiful Norwegian Fjord landscape
1 de 1 Woman hiker looking at a beautiful Norwegian Fjord landscape - Foto: IStock

Ontem, algumas situações me fizeram refletir sobre a relação de cada um de nós com carreira, propósito e momento de vida.

Temos uma geração que já tem tudo e não precisa correr atrás de nada, ou temos uma geração mais consciente que, ao invés de acumular, deseja viver e desenvolver-se através de um propósito?

Até há pouco tempo, era normal escolher um curso, seguir carreira e dedicadar a maior parte da vida ao trabalho. Quanto mais tempo se passava no escritório, mais a pessoa era admirada.

Mas será que hoje é assim? Será que as pessoas estão mais preocupadas em acumular bens ou seguir o propósito da alma?

Sabemos que muita gente não pode se dar ao luxo de jogar tudo para o alto e ir atrás dos seus sonhos ou fazer o que realmente gosta, mas a reflexão aqui é para quem enxergou que a vida é única, é curta e tem um propósito. E passar boa parte dela sentado em um escritório não seja tão interessante assim. Cada vez mais pessoas estão vestindo-se de coragem e cumprindo a missão da alma, dedicando-se ao que faz o coração vibrar.

Junto à nova era, está chegando a consciência do propósito e as pessoas estão sendo convidadas a cumprir seu dharma — na cultura hindu: cada um vem ao mundo com uma missão para si e em prol de toda a humanidade.

E como resgatamos essa informação? Sigo em busca dessa resposta. Assim como é desafiador para mim, pode ser para muitas pessoas.

Ikigai, palavra japonesa com significado de “a razão de ser” ou “o motivo pelo qual acordamos todas as manhãs”, é a filosofia do momento. Existem algumas perguntas capazes de ajudar a descobrir Ikigai de cada um: o que você faria da vida se não precisasse de dinheiro? Do que você costumava brincar quando era criança? Quais são seus dons e talentos?

No best seller Ikigai O Segredo dos Japoneses para uma Vida Longa e Feliz, os autores revelam uma mandala preparada pode ajudar bastante na resposta. Ela compõe-se de quatro círculos correspondentes às áreas da vida: aquilo em que você é bom, o que você ama, de que o mundo precisa, aquilo que te pagariam para fazer – missão, paixão, profissão e vocação, respectivamente. Na intersecção delas, mora o seu propósito de vida.

Reprodução

 

A descoberta da missão da nossa alma é a garantia de uma vida plena e feliz. É estar em profunda conexão com o universo, é vibrar na frequência da prosperidade, da abundância e da manifestação em sua forma mais genuína e natural.

Percebo que não é uma geração mimada, sem interesses, mas, sim, uma juventude consciente de que a vida significa muito mais do que trabalhar toda uma existência apenas para acumular bens.

É saber descobrir o seu propósito e perceber a chance proporcionada por ele de prosperar de maneira equilibrada com as outras áreas da vida, entender que suas ações serão cadenciadas com o fluxo do universo e, portanto, não tem o que temer.

Só com essa descoberta iremos, de fato, resgatar a nossa essência, quem realmente somos e, assim, conheceremos a verdadeira plenitude.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?