Conheça o poder do perdão, segundo a sabedoria ancestral havaiana
Não é possível se sentir bem consigo e com a própria vida quando andamos por aí pensando em como fomos prejudicados
atualizado
Compartilhar notícia
Quando se trata de aprender a perdoar os outros, descobrimos que podemos aprender muito com povos indígenas antigos, como aqueles que habitavam o Havaí antes da chegada dos ocidentais. Eles entenderam em um nível visceral que abrigar ressentimentos contra os outros fere a pessoa que se recusa a perdoar.
Como explica o dr. Matthew B. James, Ph.D, ho’oponopono, o processo de perdão havaiano, nos permite cortar a conexão aka (essencialmente eliminando os preconceitos em como vemos os outros) para criar novas conexões e relacionamentos rejuvenescidos. Em Huna, a antiga disciplina havaiana de energia e cura, o processo ho’oponopono é essencial se quisermos ser pono (certo e congruente com nós mesmos).
Isso faz sentido. Afinal, como alguém pode se sentir bem consigo mesmo e com a própria vida quando anda por aí pensando como foi prejudicado?
A palavra havaiana ho’oponopono vem de ho’o (“fazer”) e pono (“direita”). A repetição da palavra pono significa “duplamente certo” ou estar certo com o eu e com os outros. Em suma, ho’oponopono é um processo pelo qual podemos perdoar os outros a quem estamos conectados.
Praticar ho’oponopono permite que você corte a conexão aka de uma forma muito positiva e amorosa, sabendo que pode fazer uma conexão nova. Quando você se torna certo com os outros, torna-se também certo consigo mesmo.
Existem quatro etapas simples para esse método, e a ordem não é tão importante: “Sinto muito, me perdoe, te amo e sou grato.” Arrependimento, perdão, gratidão e amor são as únicas forças em ação – e essas forças têm um poder incrível.
A Laughter Online University detalha os quatro passos:
1: Arrependimento – “Sinto muito”
Nós somos responsáveis por tudo em nossa mente, absolutamente tudo. E isso gera uma responsabilidades energética.
Então escolha algo que você já sabe que causou para si ou para os outros em pensamentos e atos e peça perdão. Excesso de peso? Viciado em nicotina, álcool ou alguma outra substância? Você tem problemas de raiva? Problemas de saúde? Comece por aí e diga que sente muito. Esse é todo o passo: eu sinto muito. Embora seja mais poderoso se você diz isso com mais clareza: “Eu percebo que sou responsável pela (questão) em minha vida e sinto terrível remorso pelo fato de algo em minha consciência ter causado isso”.
2: Peça Perdão – “Me perdoe”
Não se preocupe para quem você está pedindo perdão. É só pedir: por favor, me perdoe. Diga repetidamente. Lembre-se do seu remorso desde o primeiro passo e peça para ser perdoado.
3: Gratidão – “Sou grato”
Diga “obrigado”. Mais uma vez, não importa quem ou o que você está agradecendo. Agradeça ao seu corpo por tudo o que ele faz por você. Obrigado por ser o melhor que você pode ser. Graças a Deus. Obrigada ao universo. Agradeça o que quer que seja que acabou de te acontecer. Apenas continue dizendo “Sou grato”.
4: Amor – “Eu te amo”
Isso também pode ser o passo 1. Diga “eu te amo”. Diga ao seu corpo, diga a Deus. Diga “eu te amo” para o ar que você respira, para a casa que te abriga, aos seus desafios. Diga repetidamente. Sinta. Não há nada tão poderoso quanto o amor.
É isso aí. A prática toda em poucas palavras. Simples e incrivelmente eficaz.