metropoles.com

Conheça o poder do perdão, segundo a sabedoria ancestral havaiana

Não é possível se sentir bem consigo e com a própria vida quando andamos por aí pensando em como fomos prejudicados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Somos.om/Reprodução
onnnn bela jornada
1 de 1 onnnn bela jornada - Foto: Somos.om/Reprodução

Quando se trata de aprender a perdoar os outros, descobrimos que podemos aprender muito com povos indígenas antigos, como aqueles que habitavam o Havaí antes da chegada dos ocidentais. Eles entenderam em um nível visceral que abrigar ressentimentos contra os outros fere a pessoa que se recusa a perdoar.

Como explica o dr. Matthew B. James, Ph.D, ho’oponopono, o processo de perdão havaiano, nos permite cortar a conexão aka (essencialmente eliminando os preconceitos em como vemos os outros) para criar novas conexões e relacionamentos rejuvenescidos. Em Huna, a antiga disciplina havaiana de energia e cura, o processo ho’oponopono é essencial se quisermos ser pono (certo e congruente com nós mesmos).

Isso faz sentido. Afinal, como alguém pode se sentir bem consigo mesmo e com a própria vida quando anda por aí pensando como foi prejudicado?

A palavra havaiana ho’oponopono vem de ho’o (“fazer”) e pono (“direita”). A repetição da palavra pono significa “duplamente certo” ou estar certo com o eu e com os outros. Em suma, ho’oponopono é um processo pelo qual podemos perdoar os outros a quem estamos conectados.

Praticar ho’oponopono permite que você corte a conexão aka de uma forma muito positiva e amorosa, sabendo que pode fazer uma conexão nova. Quando você se torna certo com os outros, torna-se também certo consigo mesmo.

Existem quatro etapas simples para esse método, e a ordem não é tão importante: “Sinto muito, me perdoe, te amo e sou grato.” Arrependimento, perdão, gratidão e amor são as únicas forças em ação – e essas forças têm um poder incrível.

A Laughter Online University detalha os quatro passos:

1: Arrependimento – “Sinto muito”
Nós somos responsáveis por tudo em nossa mente, absolutamente tudo. E isso gera uma responsabilidades energética.

Então escolha algo que você já sabe que causou para si ou para os outros em pensamentos e atos e peça perdão. Excesso de peso? Viciado em nicotina, álcool ou alguma outra substância? Você tem problemas de raiva? Problemas de saúde? Comece por aí e diga que sente muito. Esse é todo o passo: eu sinto muito. Embora seja mais poderoso se você diz isso com mais clareza: “Eu percebo que sou responsável pela (questão) em minha vida e sinto terrível remorso pelo fato de algo em minha consciência ter causado isso”.

2: Peça Perdão – “Me perdoe”
Não se preocupe para quem você está pedindo perdão. É só pedir: por favor, me perdoe. Diga repetidamente. Lembre-se do seu remorso desde o primeiro passo e peça para ser perdoado.

3: Gratidão – “Sou grato”
Diga “obrigado”. Mais uma vez, não importa quem ou o que você está agradecendo. Agradeça ao seu corpo por tudo o que ele faz por você. Obrigado por ser o melhor que você pode ser. Graças a Deus. Obrigada ao universo. Agradeça o que quer que seja que acabou de te acontecer. Apenas continue dizendo “Sou grato”.

4: Amor – “Eu te amo”
Isso também pode ser o passo 1. Diga “eu te amo”. Diga ao seu corpo, diga a Deus. Diga “eu te amo” para o ar que você respira, para a casa que te abriga, aos seus desafios. Diga repetidamente. Sinta. Não há nada tão poderoso quanto o amor.

É isso aí. A prática toda em poucas palavras. Simples e incrivelmente eficaz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?