As belezas baianas que dão orgulho de ser brasileiro
Trancoso, Caraíva, Corumbau. É um privilégio poder curtir essas praias da Bahia
atualizado
Compartilhar notícia
A coluna de hoje é uma homenagem ao meu amado país e à imensidão de beleza que ele proporciona.
Escrevo da Bahia, contemplando um pôr do sol que mais parece filtro do Instagram e sendo acolhida pela good vibe dos baianos depois de um dia de praia para ninguém botar defeito.
É gostoso poder dar o devido valor ao nosso país. Fica fácil se acostumar com o bom e enxergar o lado ruim das coisas que não funcionam tão bem por aqui. Passar uns meses fora faz a gente perceber a joia rara que é o Brasil.
Frequento Trancoso há anos. A beleza, a simpatia dos nativos, o serviço de praia, o charme das casinhas coloridas, o clima baiano e a facilidade em chegar faz desse lugar um dos meus preferidos no mundo.Hoje, resolvi explorar mais adiante e conhecer Caraíva e Corumbau. No caminho, é possível ver algumas aldeias indígenas e seu artesanato.
Caraíva, patrimônio histórico, até pouco tempo atrás era bem mais roots: não tinha energia elétrica, infraestrutura ou hospedagem. Atualmente, está bem maior, mas, mesmo assim, carrega o charme da simplicidade.
Ao chegar, pega-se um barquinho para atravessar o rio Caraíva e alcançar a vila mais charmosa da costa do descobrimento. O céu azul, o verde da mata, o marrom do rio e as cores das casinhas são apaixonantes.
Lá, é possível ter o melhor da culinária baiana, além de bares, supermercados e lojas de artesanato local. A praia conta com alguns clubes, a maioria em pousadas, onde é possível escutar a melhor seleção musical de todas: MPB, soul, rock e samba brasileiro da melhor qualidade.
Corumbau ou Ponta de Corumbau tem acesso ainda mais difícil. E, por isso, mais preservado e simples. A uma distância de apenas 14km de Caraíva, pode-se chegar de barco ou de buggy pela areia.
Para quem procura por simplicidade, sossego e descanso, la é o lugar. Há algumas barracas nas areias da praia, onde é possível se deliciar com o melhor do tempero baiano de raiz.
A praia parece uma piscina. Sem ondas, é possível levar snorkel e apreciar os corais e os peixes de diferentes espécies.
Antigamente, chegar em Caraíva era mais difícil. Dessa vez, me surpreendi com a estrada. Consegui fazer o trajeto em apenas 30 minutos.
Durante o passeio, imaginei os portugueses dando de cara com esse paraíso, com natureza perfeita, abundante e tropical. Realmente, temos paisagens preciosas.
Conheço alguns lugares maravilhosos pelo mundo e, com segurança, posso afirmar que a combinação democrática praia-serviço-clima-natureza-comida-beleza da Bahia é imbatível.
O axé desse povo torna a brisa leve e a incorpora no DNA. O baiano tem energia boa, sem stress, faz de tudo para servir bem e oferece sempre um sorriso gostoso.
A Bahia tem o luxo do serviço de praia oferecido em todo o litoral brasileiro. É possível sentar-se à beira-mar e tomar uma caipirinha com frutas nativas e comer um peixe assado com farofa de mandioca, curtindo mar quente e sol o ano inteiro.
Realmente, é um privilegio poder aproveitar isso e dá um orgulho danado de ser brasileira. Fico pensando que, se fosse gringa, iria amar. Pensaria até em largar tudo e virar nativa.