metropoles.com

A fábula dos três macacos sábios e o ensinamento que ela nos traz

Conhecida como regra de ouro do Japão, a história nos ensina a não fazer o que não queremos atrair para a nossa vida. Que tal saber mais?

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
2 macacos sábios_Bela Jornada
1 de 1 2 macacos sábios_Bela Jornada - Foto: IStock

Durante uma visita ao Templo Budista Zu Lai, em Cotia-SP, tive a oportunidade de conhecer, nesse domingo (27/1), a história dos três macacos sábios, conhecida como a regra de ouro no Japão.

Mizaru, Kikazaru e Iwazaru quer dizer, em japonês, Miru=olhar, kiku=ouvir, iu=falar e zaru=negar. Trata-se de um provérbio japonês advindo de uma lenda Tendai-budista, na qual, segundo o site Japão em Foco, os macacos são usados para representar o ciclo de vida do homem.

O provérbio “não veja o mal, não ouça o mal, não fale o mal” é conhecido, conforme dito anteriormente, como a regra de ouro, onde se encontram outros ensinamentos que ajudam a promover a harmonia entre as pessoas e basicamente significa: “Não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem a você”.

Mantenha a harmonia com seus semelhantes ao não espalhar o mal. Mantenha sua vida em paz ao não enxergar e não ouvir o mal.

Segundo a tradição budista, os gestos dos três macacos representam a divindade de seis braços Vajrakilaya, cujo principal ensinamento consiste justamente em não falar, ouvir e ver o mal, pois assim evitaremos qualquer mal.

É sabido ainda que a escultura dos três macacos simboliza paz e harmonia, protege o lar das energias ruins e pesadas, além de evitar que o mal se espalhe.

Interessante, não é? Vamos acolher a regra de ouro para nossas vidas?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?