+18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições
Zebras na Eurocopa: quem já surpreendeu e possíveis surpresas em 2024
Sem dúvida, já tivemos surpresas na história da Euro. Aqui, falamos sobre as zebras do passado e projetamos quem pode surpreender em 2024
atualizado
Compartilhar notícia
A Eurocopa é a segunda maior competição de seleções do calendário do futebol. Equipes históricas já levantaram o troféu, seleções com enorme peso e tradição. Mas, também há espaço para zebras e gratas surpresas.
Como esquecer da Grécia, em 2004, vencendo a anfitriã Portugal? Ou a Dinamarca em 1992, que só se classificou para a Eurocopa porque a Iugoslávia deixou de existir?
Será que temos chance de algo igual em 2024? Ou então alguma seleção, que poucos esperam, chegando com tudo no mata-mata e eliminando um favorito? Ao analisar as odds Eurocopa, encontramos algumas respostas.
Bélgica
Muitas pessoas têm preguiça só de ler ou ouvir o nome da Bélgica em listas desse tipo. Mas não dá para brigar com o argumento que os jogadores são bons: De Bruyne, Lukaku, Doku, Trossard, Tielemans… O time perdeu na estreia para a Eslováquia, mas não é incomum times serem derrotados na estreia e terminarem campeões.
A Bélgica campeã seria similar a outra surpresa (não bem uma zebra): Portugal em 2016. Com vários jogadores bons, mas um histórico de decepções, Portugal foi até a Euro disputada na França, não jogou bem no começo e terminou campeão. Foi contra a favorita França, que jogava em casa. Com gol de Éder na prorrogação e Cristiano Ronaldo saindo lesionado no primeiro tempo. Sim, tudo isso aconteceu.
A Bélgica tem odds de 30.0 para ser campeã na Betano, 16 para 1 para ser vice-campeã e 8 para 1 para chegar às semifinais. Se você acredita na forte geração belga, que agora já está chegando à segunda era, abre-se a oportunidade.
Turquia
A semifinalista da Copa de 2002 – e que deu verdadeiros pesadelos ao Brasil na disputa do penta – ficou meio sumida por alguns anos. Mas o time turco, treinado por Vincenzo Montella, tem bons nomes.
Arda Guler, promessa do Real Madrid, fez gol na estreia contra a Geórgia com apenas 19 anos. Orkun Kokçu mostrou grande qualidade no Feyenoord campeão holandês na temporada retrasada. E Çalhanoglu, meio-campista da Inter de Milão, é o que se pode chamar de meio campo moderno e de qualidade.
O time mostrou ímpeto e garra na estreia, vencendo por 3 x 1 e joga basicamente em casa, já que há uma imensa comunidade turca na Alemanha. Novamente analisando a Betano, a Turquia para vencer a Euro paga 75.0. Mas, para chegar às quartas paga 4.50 e, às semis, 8.50.
Há mesmo chances de zebra em 2024?
A Euro é uma competição onde surpresas acontecem. Mesmo Itália e Portugal, em 2020 e 2016, respectivamente, não eram consideradas as grandes favoritas para vencer. Mas, mesmo assim foram lá e levantaram o troféu.
Ao apostar na Euro 2024, considere as seleções boas, mas que chegam sem tanta badalação. Ou então veja qual time fora do radar pode chegar no mata-mata e até avançar de fase. Trouxemos dois bons exemplos.