Padarias de Brasília ganharam qualidade. Viva a concorrência!
Empresários do ramo de panificação estão se mexendo, pois sentem os desejos dos clientes e a movimentação dos concorrentes
atualizado
Compartilhar notícia
A Castália – Padaria, Confeitaria e Café abriu as portas e logo foi causando alvoroço. A divulgação boca a boca foi bem rápida. A casa surgiu do desejo e do dinheiro de cerca de 10 pessoas que se uniram no projeto. Por trás da vontade, técnica e dedicação. Por trás do sucesso, bons ingredientes e ousadia. Por trás das boas vendas, preços justos.
Localizada numa ponta da 102 Norte, a loja parece uma padaria ou cafeteria do Brooklyn, Nova York. No cardápio, opções como pão de curry e cúrcuma; de batata roxa; de abobrinha e pesto; de queijo de cabra, abóbora e cebola roxa. Tem ainda os folhados, como o de goiaba com chocolate branco, e uma torta de chocolate amargo com flor de sal.Mas o que a Castália tem de diferente das outras cinco ou seis padarias da cidade que estão num alto nível de entrega? Arriscou nas combinações, na maneira despojada de servir e por oferecer, digamos, um ciclo completo para quem gosta de pães. Você pode levar pra casa ou comer lá mesmo, acompanhado de um chá e café, tirado com precisão.
Deliciosos sanduíches
O Dylan Cafe and Bakery (315 Sul) nasceu antes e segue a mesma toada. Tem menos variedade de pães, mas possui um brioche quase imbatível. O diferencial são os deliciosos sanduíches, que podem acompanhar suco de laranja fresco e um cafezinho. Talvez pelo fato de a loja ser grande demais tenho sensação de menos aconchego, apesar de achar o ambiente descolado, uma graça.
O Ernesto (115 Sul) fez o caminho oposto. Era um espaço focado exclusivamente em cafés, salgados e tortas. Apaixonada por panificação, a proprietária montou na loja a própria padaria há mais de um ano, e também faz sanduíches com seus pães.
O que ainda pega por lá é o atendimento, embora tenha notado melhoras quando estive por lá, após publicar minha crítica sobre o local
O Varanda Pães Artesanais está se adaptando. É a minha favorita, apesar de eu estar de caso com a Castália. Na terça-feira (7/3), a casa abre com ampliação no espaço e nos serviços, oferecendo mais opções de pães e espresso em mesas.
Farinha, fermento natural e ralação
Ou seja, todos os empresários que já servem um pão de qualidade — graças à farinha, ao fermento natural e a muita ralação – estão se mexendo, pois sentem os desejos dos clientes e a movimentação dos concorrentes. Isso é gasolina para seus negócios. Bom pra nós, aficionados por pães.
Quero ressaltar também que, na minha ruiva opinião, a chegada da onda de pães de maior qualidade na capital se deu por conta do francês-grandalhão Guillaume Petitgas, em 2009
De lá pra cá, ele reinou durante um bom tempo com a Boulangerie (306 Sul). Era a grande referência do pão de qualidade em Brasília. Filas e mais filas saíam para a calçada na loja da 306 Sul.
E aí, outras padarias artesanais foram chegando. Ele perdeu espaço e um pouco de sua qualidade. Guillaume andou se reinventando nos últimos anos para manter seus produtos e sua marca na elite das padarias de Brasília.
Bendita concorrência
Mais uma vez, em todo este processo de reinar e se reinventar, lá está ela, a bendita concorrência. Saudável, é a rainha da inovação. Em menos de 10 anos, os brasilienses ganharam alternativas ao “pão francês” massudo (uma bomba de química) da padaria da quadra.
Novas casas trouxeram a opção de consumir os pães de casca mais grossa e interior macio com grande presença de alvéolos (os tais furinhos do pão, provocados pela fermentação natural).
Os clientes sempre agradecem e sabem retribuir com esmero qualquer proposta que lhe proporcione uma boa experiência a um bom preço. Não é verdade? Que este ramo seja uma inspiração para tantos outros dentro da gastronomia de Brasília.
Cortês sim; omissa, não.
DEVO IR?
A todas.
PONTO ALTO:
A variedade dos pães da Castália e a distribuição das padarias em quadras do Plano Piloto.
PONTO FRACO:
O horário de funcionamento de algumas das padarias.
Castália (102 Norte, Bloco D, Lojas 64/74, 3081-8899);
Varanda Pães Artesanais (215 Norte, Bloco D, Loja 39, 3033-2002);
Dylan Café and Bakery (315 Sul, Bloco A, Loja 15, 3363-1294):
Ernesto Café (115 Sul, Bloco C, Loja 14, 3345-4182):
La Boulangerie (306 Sul, Bloco B, Loja 10, 3244-1394).