metropoles.com

Chico Mineiro: um PF honesto

O restaurante foi concebido para ter uma comida com “cara de vó” e usar desta informalidade para trazer à mesa uma comida simples e gostosa na hora do almoço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Feijoada Chico Mineiro
1 de 1 Feijoada Chico Mineiro - Foto: Divulgação

Não há como enjoar do Chico Mineiro. Ele tem o prato feito (PF) mais diversificado de Brasília. E seu cardápio muda todos os dias. O restaurante foi concebido para ter uma comida com “cara de vó” e usar desta informalidade para trazer à mesa uma comida simples e gostosa na hora do almoço. Talvez, o termo mais adequado seja honesto. Entrega exatamente o que está descrito no cardápio, feito diariamente em meia folha de papel branco com cinco opções de pratos principais.

A cozinha é comandada pela proprietária, Megume Suda. E a herança oriental não se restringe ao nome da chef. É comum encontrar garçons e garçonetes com olhinhos puxados. E a influência japonesa se faz sentir, também, em pratos como tempurá de legumes e camarão, frango à passarinho oriental e a salada de bifun, feita com o macarrão fininho de arroz, servido frio com kani-kama, pepino e salpicado de gergelim. De sabores intensos e refrescantes, essa salada é uma delícia.

O menu é curto, o que facilita a vida dos indecisos. A comida, embora não demore nada a chegar, vem à mesa quentinha. O atendimento, às vezes um pouco confuso devido ao grande movimento, é bastante atencioso. E os garçons estão sempre com um sorriso estampado no rosto.

No cardápio, das cinco opções de prato principal, você vai encontrar peixe ou frutos do mar, duas opções com carne, massa e um prato especial. As carnes costumam ser as melhores pedidas. Há a preocupação com ponto de cozimento. Além disso, os cortes são variados – picanha, filé, carne de sol, e até bouef bourguignon – assim como os preparos – grelhados, assados, fritos, à milanesa… Às sextas, tem opção de feijoada. O executivo do almoço, acompanhado de uma entrada que muda todos os dias, sai por R$ 31. Em domingos e feriados, o preço vai para R$ 40.

Bárbara Cortez/Metrópoles

Uma dica: escolha sempre a carne. Assim, você diminui a chance de errar no que vai comer. Não adianta chorar nem olhar para o prato de seu amigo. Isso, às vezes, já aconteceu comigo. Saladas iguais, bem porcionadas e temperadas. E, quando chegaram os pratos, um estava delicioso; o outro apenas “comível”. Dá para perdoar, porque a incidência no erro está na casa de um em cada seis vezes. Isto é, o prejuízo para o paladar é administrável.

Muitas vezes, os pratos especiais decepcionam, especialmente se são feitos de camarão. O sabor do camarão internacional, por exemplo, é dominado pelo creme de leite. E o casadinho de camarão é uma mistura de ingrediente que, com o perdão do trocadilho, não casam entre si.

Fato é fato: o Chico Mineiro é tumultuado e barulhento. Sua localização contribui para isso. O restaurante contorna um dos blocos da 104 Norte. Sua “loja” principal fica aos fundos deste bloco comercial. E é ao redor da loja, nas laterais, que as mesas são dispostas. Há cerca de seis meses, os donos até compraram a confeitaria ao lado (Das Haus) para ter a liberdade de espalhar mais mesas e receber mais clientes.

Com isso, a depender de onde você esteja sentado, há certa dificuldade de se ter uma visão geral do ambiente e de localizar o garçom responsável pelo atendimento da sua mesa. Some-se a isso a proximidade das mesas e a consequente batalha de decibéis entre as pessoas. Acaba sendo praticamente impossível ter uma conversa num volume normal.

Cortês sim; omissa, não.

DEVO IR?
Vá sim. Comer um bom PF.

PONTO ALTO:
Comida honesta a bom preço.

PONTO FRACO:
Local muito movimentado, barulhento.

Confraria Chico Mineiro
104 Norte, Bloco D, Loja 38, 3963-1956. Site

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?