Mitos e verdades dos benefícios da Vitamina D para a saúde e para a beleza
Saiba o que é mito e o que é verdade e como aumentar os níveis de Vitamina “D” para uma vida mais saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Sempre fui uma pessoa muito ligada à saúde. Além de me exercitar constantemente gosto de fazer um bom check-up para ver se está tudo bem e leio muito sobre tudo o que rola nesse universo do bem-estar, especialmente sobre vitaminas.
Uma que tem me chamado atenção é a vitamina D que tem ganhado manchetes nas principais publicações brasileiras. O motivo? Mesmo o Brasil sendo um país tropical, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o nutriente é um dos que a população apresenta mais carência.
Para a dermatologista Juliane Requena, da clínica do Dr. Nuno Osório de São Paulo, antes de mais nada é preciso compreender que apesar desse dado, ainda existe muita controvérsia envolvendo a vitamina D. “A princípio achavam se tratar de uma nova substância, como as já denominadas, vitaminas A, B e C. Com o tempo, os cientistas perceberam que o corpo não a obtinha apenas pela alimentação. A maior produção está no próprio organismo, podendo, dessa forma, ser classificada como um hormônio.”
Para Juliane, a vitamina D pode ser obtida de três formas:
- Na alimentação a partir de peixes e frutos do mar como o salmão, óleo de fígado de bacalhau
- Por meio da suplementação feita através de medição oral
- Pela exposição ao sol, mais especificamente aos raios UVB, que ativa a síntese desse hormônio
A profissional alerta que para maior eficiência da produção de vitamina D não deve haver nenhuma proteção física ou química durante a exposição que seria mais abundante entre as 10h e 14 horas. Para ela, mesmo quando existe uma deficiência da substância – e alguns profissionais indiquem ao paciente tomar entre 15 e 20 minutos de sol sem proteção solar – a Sociedade Brasileira de Dermatologia ainda recomenda o uso de protetores e desconsidera a exposição ao sol, de forma intencional, uma medida para aumento dos valores de vitamina D. “É preciso detectar e monitorar, por meio de exames e o paciente deve ser acompanhado e pode suplementar não só essa vitamina como outras.”
Para muitas pessoas, um dos benefícios da vitamina D seria o emagrecimento. A profissional relata que essa ligação não é totalmente esclarecida e ainda ressalta que é importante que o nosso corpo receba diariamente a quantidade ideal de vitaminas e nutrientes para o funcionamento correto. No entanto, a vitamina D não deve ser suplementada sem orientação e com a finalidade de emagrecimento já que o seu excesso pode provocar hipervitaminose e causar vários problemas.
A dermatologista também desmistifica o fato de que a vitamina D possa auxiliar no tratamento da acne e atuar na elasticidade da pele e enfatiza: “Nunca devemos suplementar esse e qualquer outro tipo de vitamina sem o acompanhamento de um profissional capacitado”.