metropoles.com

Mitos e verdades dos benefícios da Vitamina D para a saúde e para a beleza

Saiba o que é mito e o que é verdade e como aumentar os níveis de Vitamina “D” para uma vida mais saudável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
1 de 1 - Foto: Getty Images

Sempre fui uma pessoa muito ligada à saúde. Além de me exercitar constantemente gosto de fazer um bom check-up para ver se está tudo bem e leio muito sobre tudo o que rola nesse universo do bem-estar, especialmente sobre vitaminas.

Uma que tem me chamado atenção é a vitamina D que tem ganhado manchetes nas principais publicações brasileiras. O motivo? Mesmo o Brasil sendo um país tropical, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o nutriente é um dos que a população apresenta mais carência.

Para a dermatologista Juliane Requena, da clínica do Dr. Nuno Osório de São Paulo, antes de mais nada é preciso compreender que apesar desse dado, ainda existe muita controvérsia envolvendo a vitamina D. “A princípio achavam se tratar de uma nova substância, como as já denominadas, vitaminas A, B e C. Com o tempo, os cientistas perceberam que o corpo não a obtinha apenas pela alimentação. A maior produção está no próprio organismo, podendo, dessa forma, ser classificada como um hormônio.”

Para Juliane, a vitamina D pode ser obtida de três formas:

  • Na alimentação a partir de peixes e frutos do mar como o salmão, óleo de fígado de bacalhau
  • Por meio da suplementação feita através de medição oral
  • Pela exposição ao sol, mais especificamente aos raios UVB, que ativa a síntese desse hormônio

A profissional alerta que para maior eficiência da produção de vitamina D não deve haver nenhuma proteção física ou química durante a exposição que seria mais abundante entre as 10h e 14 horas. Para ela, mesmo quando existe uma deficiência da substância – e alguns profissionais indiquem ao paciente tomar entre 15 e 20 minutos de sol sem proteção solar – a Sociedade Brasileira de Dermatologia ainda recomenda o uso de protetores e desconsidera a exposição ao sol, de forma intencional, uma medida para aumento dos valores de vitamina D. “É preciso detectar e monitorar, por meio de exames e o paciente deve ser acompanhado e pode suplementar não só essa vitamina como outras.”

Getty Images
Para muitas pessoas, um dos benefícios da vitamina D seria o emagrecimento. A profissional relata que essa ligação não é totalmente esclarecida e ainda ressalta que é importante que o nosso corpo receba diariamente a quantidade ideal de vitaminas e nutrientes para o funcionamento correto. No entanto, a vitamina D não deve ser suplementada sem orientação e com a finalidade de emagrecimento já que o seu excesso pode provocar hipervitaminose e causar vários problemas.

A dermatologista também desmistifica o fato de que a vitamina D possa auxiliar no tratamento da acne e atuar na elasticidade da pele e enfatiza: “Nunca devemos suplementar esse e qualquer outro tipo de vitamina sem o acompanhamento de um profissional capacitado”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?