Conheça 6 dicas de como manter o bronzeado conquistado nas férias de verão
Ingerir bastante água e alimentos saudáveis são algumas das estratégias da dermatologista Juliane Requena
atualizado
Compartilhar notícia
O carnaval passou e junto com ele as boas lembranças de um feriado animado e divertido. Mas nem tudo que é bom precisa durar pouco. Prova disso é que aquele bronze conquistado nas férias de alto-verão pode sim continuar, por algum tempo, se você seguir algumas dicas.
Pensando nisso, fui investigar com a dermatologista Juliane Requena, da renomada clínica do Dr. Nuno Osório de São Paulo quais são as melhores formas de preservar aquela corzinha dourada que nós tanto amamos.
Cuidado com a esfoliação!
Muitas já devem ter ouvido falar que promover a esfoliação da pele ajudaria num bronzeado mais bonito e uniforme, mas de acordo com Juliane Requena deve-se ter cuidado com essa prática. “A pele já faz uma esfoliação natural e diária e o excesso poderia deixar a pele mais sensível e propensa a queimaduras”, explica a profissional.
Invista em alimentos ricos em betacaroteno e licopenos
Se o nome ficou complicado, relaxem que eu explico. Para manter a pele ainda mais bronzeada, basta investir pesado em alimentos como cenoura, mamão, manga, abóbora, pêssego, couve, agrião, espinafre e caqui, que perpetuam o bronzeado e ainda ajudam a proteger a pele dos raios UVA e UVB.
“Além disso, não devemos esquecer que o importante é manter uma alimentação balanceada, com diversidade de vitaminas, pois vitaminas como, a C e a E também são importantes antioxidantes”, ressalta, Juliane.
Tome cápsulas de Polypoldium leucotomos que são produzidas a partir de plantas e tem um efeito antioxidante e de fotoproteção.
Segundo a profissional, vários estudos já mostraram que essas cápsulas auxiliam na redução do impacto dos raios UV contra as células da pele e ajudam a reduzir as queimaduras. Entretanto, vale lembrar que elas não devem ser usadas como substituto ao protetor solar, e sim, como complemento a ele.
“Qualquer uma das opções orais deve ser tomada, de maneira contínua, no mínimo 20 dias antes da exposição solar, para efetivar a sua função de maior permanência do bronzeado e proteção contra os raios UVA e UVB.”
Evite banhos quentes
De acordo com Juliane, banhos quentes e demorados retiram a hidratação natural da pele. “Prefira banhos mais mornos ou frios e mais rápidos e utilize hidratantes em forma de creme ou loção preferencialmente logo após o banho, com a pele ainda úmida. Outra dica para aumentar o efeito do brilho do bronzeado é usar cremes hidratantes com iluminadores. ”
Tome bastante água
Após os dias de sol é normal querermos preservar a cor tomando mais sol ainda e não nos preocuparmos com o que estamos ingerindo. Mas a hidratação da pele do corpo e do rosto são essenciais para manter o bronzeado saudável por mais tempo, pois eles dão brilho à pele e evitam o ressecamento e descamação.
“Tomar bastante água e evitar comidas muito salgadas também ajudam a manter a hidratação do nosso corpo. ”
O uso de autobronzeadores não irá proteger do sol e não substitui o uso dos protetores solares.
Autobronzeador, quando escolhido a dedo e com muita paciência, pode sim trazer uma cor bastante bonita. Entretanto, segundo Juliane, se você procura uma alternativa para a exposição solar e quer manter um bronzeado mesmo no inverno: “Opte por produtos à base de hidroxiacetona que interagem com a queratina da pele e ajudam a produzir mais pigmento”.