Tortuga: a cerveja produzida em Taguatinga que pode dominar o DF
O estilo escolhido para o abre-alas obedece o tripé do frescor: lindo, leve e solto
atualizado
Compartilhar notícia
No canto do rótulo está o mapa do Distrito Federal e nele, com todo destaque que merece, aparece uma das maiores cidades do quadrado. Pra quem não reconhecer o traçado, a frase dá uma ajudinha: de Taguatinga para o mundo. Apesar de ser uma cervejaria cigana, a Tortuga nasceu em Taguá, assim como seu criador, Rodrigo Cruz Zdybicki (a quantidade de consoantes vem do Polonês). O estilo escolhido para o abre-alas obedece o tripé do frescor: lindo, leve e solto. Trata-se de uma Blond Ale capaz de fazer qualquer vivente esturricado pelo calor se sentir aliviado.
A história de Rodrigo é um pouco diferente das que costumamos contar por aqui. No começo dessa aventura, o ex-bancário não sentia vontade de fazer cerveja nem tinha aquele formigamento típico da maioria dos produtores. O amor pelo chão de fábrica só despertou quando ele decidiu se inscrever em um curso em Campinas. Aí, foi como uma apunhalada piegas no coração.
Depois de três anos de maturação, o projeto da cervejaria própria saiu do papel. Está certo que Rodrigo ainda precisa conciliar o trabalho no banco com a vida de cervejeiro, mas todo muito aposta que essa identidade dupla deixará de existir.
Hoje, a cervejaria cigana produz dois mil litros, disponíveis em prateleiras de lojas e bares conhecidos. “A aceitação foi impressionante. O polo cervejeiro do DF tem crescido muito e com qualidade”, avalia Rodrigo.
Não há dúvidas de que a produção local está em um ótimo momento, ainda com muito espaço para novas cervejarias. Se há cinco anos as opções para o consumidor se resumiam a rótulos importados, hoje a fabricação artesanal perto de casa é o que mais tem valor. Em muitos bares, o pessoal pergunta se tem bebida local antes de querer saber de cervejarias de outros estados”, conta Rodrigo.
Voltando aos rótulos da Tortuga, você precisa saber que a Belgian Blond Ale inaugural é um desbunde, mas o melhor ainda está por vir. A adição de frutas e a mistura de estilos são características das duas próximas receitas, previstas para o início de 2018. Fique agora com a queridinha do momento!