metropoles.com

Em Vicente Pires, cervejaria JinBeer já produz seis rótulos

Fábrica comandada pelo casal Jean Stevens e Rafaela Miolo planeja a segunda ampliação da fábrica e quer chegas aos 20 mil litros mensais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Acervo Pessoal/Jean Stevens
JinBeer 1
1 de 1 JinBeer 1 - Foto: Acervo Pessoal/Jean Stevens

Não tem levedura para fazer cerveja? Vai fermento de pão mesmo. Jean Stevens tinha 18 anos quando começou a produzir cerveja em Caxias do Sul (RS). Os ingredientes não chegavam com a facilidade de hoje e muito menos existiam as informações necessárias. Por isso, a solução era o improviso.

Em uma terra onde fazer a própria bebida nunca foi visto como pecado ou coisa de jovens doidões, ele e os amigos sempre davam um jeito. Hoje, com 33 anos e bem longe da Serra Gaúcha, Jean está entre os cervejeiros que conseguiram tirar a fábrica do papel e estão construindo um novo cenário em Brasília.

Vida cigana
Antes de morar em Brasília, a vida do gaúcho era um pinga-pinga sem fim. Por causa do trabalho em uma empresa de móveis, mudou de cidade 12 vezes em 11 anos. Quando finalmente ele e a esposa, Rafaela Miolo, chegaram ao nosso cerrado, alugaram uma casa mais espaçosa e o hábito de fazer cerveja foi retomado gole a gole. As panelas voltaram para o fogo e por aqui o casal ficou.

Primeiro, Jean e Rafa faziam 20, 30 litros. Em pouco tempo, compraram um equipamento maior, uma panela de 150 litros e um fermentador à altura. Mas foi só em 2014 que a chave virou definitivamente. Eles estavam decididos: queriam ganhar dinheiro com cerveja.

É claro que o processo foi trabalhoso, caro e longo. Os equipamentos vieram do Sul e, com a ajuda de um consultor, venceram a burocracia em 10 meses. Em outubro de 2016 nasceu a JinBeer, a cervejaria apaixonada por cachorros.

Somos criadores de cachorros, todos os rótulos têm o nome de algum dos nossos animais. A nossa India Black Ale, por exemplo, foi batizada de Black Street Dog por causa de uma vira-lata pretinha que adotamos em São Paulo

Jean Stevens
5 imagens
Um dos cinco rótulos produzidos pela JinBeer
Das panelas da JinBeer saem 8 mil litros mensais...
...mas o objetivo é aumentar para 20 mil até dezembro
A vira-lata pretinha foi homenageada no nome da Black Street Dog
1 de 5

Jean Stevens e Rafaela Miolo,: paixão por cerveja e cachorros

Acervo Pessoal/Jean Stevens
2 de 5

Um dos cinco rótulos produzidos pela JinBeer

Acervo Pessoal/Jean Stevens
3 de 5

Das panelas da JinBeer saem 8 mil litros mensais...

Acervo Pessoal/Jean Stevens
4 de 5

...mas o objetivo é aumentar para 20 mil até dezembro

Acervo Pessoal/Jean Stevens
5 de 5

A vira-lata pretinha foi homenageada no nome da Black Street Dog

Acervo Pessoal/Jean Stevens

 

Encontros mensais
Além desta receita, a JinBeer fabrica uma Imperial IPA, uma Saison, uma American IPA, uma Weiss e, em julho, lança uma Session IPA.  A fábrica também é usada para a produção de alguns lotes das cervejarias ciganas Corina e Cerrado Beer.

“Começamos produzindo 2 mil litros por mês e já aumentamos a capacidade para 8 mil. Até dezembro, nossa expectativa é passar para 20 mil litros/mês”, revela o cervejeiro.

De litro em litro, eles conseguiram chamar a atenção de degustadores e curiosos. Foi justamente para receber vizinhos, amigos e apreciadores que Jean e Rafa montaram um bar bem ao lado da cervejaria. O lugar segue um calendário próprio e, por isso, é preciso checar as datas de funcionamento na página da JinBeer no Facebook.

Para alívio dos sedentos, no entanto, pelo menos uma vez por mês eles organizam eventos maiores com bandas, food trucks e cervejas a preço de fábrica (chope de R$ 8 a R$ 15). Jean explica que além de atrair o público já apaixonado por cerveja, o desafio das cervejarias e de cervejeiros em geral é apresentar esse universo a quem ainda não sabe que ele existe.

Nós (cervejeiros artesanais) representamos menos de 1% das vendas de cerveja no Brasil. Temos potencial para atrair um público diferente. Precisamos conquistar essa parcela importante de consumidores que, com certeza, vai gostar de tomar cerveja de boa qualidade 

Jean Stevens

A partir da conversa com Jean e da empreitada que temos pela frente, nós do Alta Fermentação lançamos o desafio: beba pelo menos uma cerveja diferente por semana. Conheça novos sabores, histórias e sensações. O diferente é bom, pode acreditar!

JinBeer Craft Brewery (Setor Habitacional Vicente Pires, Rua 5, Chácara 278, Lote 9, Loja 3).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?