metropoles.com

Confira o roteiro dos melhores eventos cervejeiros de 2018

Do começo ao fim do ano, no Brasil e na gringa, os amantes da cerveja podem se divertir e conhecer novos sabores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
2018-01-11
1 de 1 2018-01-11 - Foto: iStock

Começou 2018 e chegou a hora de planejar novas aventuras.
Como quem se organiza antes gasta menos e consegue ficar nos melhores lugares, preparamos uma lista dos festivais mais legais de Cerveja do Brasil e do mundo.

Para os não iniciados, algumas dicas:

1 – Compre ingressos do primeiro lote sempre que possível e, se houver a opção, prefira os com consumo liberado;
2 – Se você quer experimentar ao máximo as cervejas, sempre opte por doses menores;
3 – Não comece por uma cerveja muito amarga, alcóolica ou torrada/defumada. A ordem indicada é iniciar a maratona pelas leves e claras;
4 – Para festivais que têm premiação, experimente as “condecoradas” antes, porque os barris acabam rapidamente;
5 – Água. Sério, tome “muuuuuita” água. Não economize nem deixe para o final;
6 – Comida: vale o mesmo do item 5;
7 – Use algum aplicativo, como o Untappd, para lembrar das cervejas;
8 – Escreva para nos para contar o que você achou de cada experiência.

Festival Brasileiro da Cerveja
Data: de 7 a 10 de março
Local: Blumenau, SC

Esse é o maior e mais importante festival de cerveja artesanal do país. São 130 estandes de cervejarias já respeitadas e também de novatas que escolhem o evento para se lançar no mercado. Você vai surtar na hora de decidir entre os mais de 800 rótulos oferecidos. Antes da abertura do pavilhão, as marcas inscritas participam do Concurso Brasileiro de Cerveja – uma das premiações mais esperadas pelos produtores.

Como funciona: você paga o ingresso para entrar e, dentro do pavilhão, compra dinheiros de mentira (Ninkase) para consumo nos estandes.

Dica: a melhor estratégia é ir de avião até Itajaí (SC) e, de lá, pegar um transfer até Blumenau. Uma pesquisa rápida no Google mostra o nome de alguns motoristas que fazem essa viagem. Reserve o hotel com antecedência. Se deixar para a última hora, nem Airbnb vai conseguir te salvar.

Slow Brew Brasil
Data: 3 de novembro
Local: São Paulo, SP

O Slow Brew reúne aproximadamente 60 cervejarias e mais de 200 rótulos. As brasileiras têm mais espaço e destaque, mas cervejarias gringas convidadas também fazem parte do line-up. Nesse festival, a trilha sonora não ultrapassa as fronteiras do rock e do blues e, ao contrário de outros eventos do mesmo estilo, o ingresso dá direito à degustação livre. Pagou, entrou, curtiu. Demais!

Como funciona: o primeiro lote de ingressos para o festival deste ano já está esgotado. O segundo sai por R$ 190.

Mondial de La Biere
Data: será em outubro, mas ainda não há dia definido
Local: Rio de Janeiro, RJ

Esse festival foi fundado em 1994, na cidade de Montreal, Canadá. Hoje, é um dos mais importantes do calendário mundial, com edições na França e no Brasil. A versão carioca ocorre pela sexta vez. Serão aproximadamente 160 cervejarias e 1 mil rótulos brasileiros e estrangeiros. Vale destacar a presença nos estandes de nomes aclamados como La Trappe, Erdinger e Hoegaarden. Para nós, amante das artesanais, bom mesmo é descobrir novidades de pequenos produtores.

Dica: fique atento ao resultado do concurso que ocorre durante o festival. Nele, as cervejas são avaliadas apenas pela qualidade, independentemente do estilo. Em 2017, foram analisadas 384 bebidas. Dessas, 12 receberam medalha de ouro, e duas, de platina.

PiriBier
Data: de 31 de maio a 2 de junho
Local: Pirenópolis, GO

A primeira edição do PiriBier foi em 2012. O festival começou tímido, meio caidinho. Hoje, não duvidamos que o slogan anunciado seja verdadeiro: é o maior festival de cervejas artesanais do Centro-Oeste. Se o feito de 2017 se repetir, serão pelo menos 20 expositores entre cervejarias e distribuidores, e 200 rótulos disponíveis para os degustadores. Em outubro, existe ainda a possibilidade de uma versão goiana da festa. Você pode até ignorar os outros eventos, mas esse não tem desculpa. É pertinho, barato (ingressos em torno de R$ 30) e a sua visita vai fomentar a produção regional.

Como funciona: você paga o ingresso para entrar e, dentro do evento, compra dinheiros de mentira (Pirineus) para consumo nos estandes.

Dica: se a intenção é de fato tomar cerveja boa e conhecer novos rótulos, não deixe para ir nos últimos dias. Assim como acontece no festival em Blumenau, algumas bebidas incríveis não duram até o final do evento.

IPA Day Brasil
Data: 3 de novembro
Local: Ribeirão Preto, SP

Essa é a festa para os apaixonados por cervejas lupuladas e, consequentemente, amargas. Apenas IPAs são permitidas, não importa a intensidade. Em 2018, o festival irá para a sua sétima edição e, como sempre, deve apresentar rótulos exclusivos. Várias cervejas são lançadas ou feitas especialmente para esse evento. Prepare-se para sair com a boca pregando de tanto amargor.

Como funciona: o ingresso dá direito a um copo de vidro ilustrado e degustações liberadas. É um evento open bar.

Dica: na véspera do evento, os cervejeiros costumam fazer uma festa oficial de confraternização. Ao som de muito rock, vários brindes são feitos.

Congresso Técnico de Sommeliers
Data: de 31 de maio a 2 de junho
Local: Pirenópolis, GO

É a primeira vez que um congresso como esse ocorre no Brasil. Viva! Os detalhes ainda não foram divulgados, mas já temos algumas informações para deixar todo mundo de orelhas em pé. Organizado pelo Núcleo de Sommeliers da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, o evento está programado para os mesmos dias do Piribier. A ideia é aproveitar o movimento do festival e também contribuir para impulsionar a cultura cervejeira fora de cidades tradicionais. Para participar, o interessado deverá fazer uma inscrição, mas algumas palestras e workshops serão abertos ao público.

Dica: fique de olho na página da Abracerva no Facebook. Nos próximos meses serão divulgados detalhes da programação e preços das palestras.

Alguns outros festivais bem legais:

San Francisco Beer Week (9/2 a 18/2): É a maior movimentação de cervejarias e brewpubs da Califórnia com 208 eventos ocorrendo simultaneamente durante 9 dias;
Brews on the Bay (setembro de 2018): Realizado a bordo de um navio utilizado na Segunda Guerra Mundial, reúne algumas das melhores cervejarias californianas em uma versão reduzida;
– Mikkeller Beer Celebration Copenhagen 2018 (11 e 12 de maio, em Copenhage, Dinamarca):
Uma das marcas mais incríveis da atualidade reúne outras 40 e tantas cervejarias em uma celebração incrível, bastante voltada para as bebidas sours (azedas) e maturadas em barris.

E mais alguns:
Great British Beer Festival 2018 (7 a 8 de agosto em Londres);
Oktoberfest 2018 (21 de setembro a 9 de outubro em Munique);
BLX Beer Fest (25 e 26 de agosto em Bruxelas);
Fiesta de La Cerveza Artesanal (19 a 25 de fevereiro em Santa Clara del Mar);
NYC Beer Week (24 de fevereiro a 03 de março em Nova York).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?