metropoles.com

Chope na lata para viagem! Brasília já tem o primeiro crowler station

Envasar a cerveja na hora, no balcão do bar, e levar para casa virou moda em vários países. E o Brasil não fica de fora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marina Cavechia/Metrópoles
Beco das Garrafas
1 de 1 Beco das Garrafas - Foto: Marina Cavechia/Metrópoles

Ninguém duvida do poder do chope. Entre uma garrafa ou lata de 500ml e um chope de 300ml da mesma cerveja custando mais caro, o consumidor prefere o chope. É mais fresco, os aromas estão mais latentes, é mais lúdico e, via de regra, sai mais barato.

Agora, imagine levar para casa o seu chope dentro de uma latinha? Envasar a cerveja na hora, no balcão do bar, virou moda em vários países e o Brasil não fica de fora. Ora, sair do bar carregando várias opções de chope fresquinho parece uma boa justificativa para seguir essa tendência.

Quando você escutar o termo crowler por aí, não estranhe. A invenção vem da junção das palavras “can”, lata em inglês, com “growler”, garrafa geralmente de 1 litro usada para guardar chope. Crowler nada mais é que chope em lata. O primeiro lugar de Brasília a oferecer essa opção aos degustadores é o bar Beco das Garrafas (116 Sul).

Os clientes tomam um chope aqui e podem levar mais para casa. É muito legal porque tem gente que passa e leva latinhas para um churrasco ou festa, por exemplo

Felipe Gentil, proprietário do Beco das Garrafas

4 imagens
Felipe Gentil (de preto), do Beco das Garrafas
Latinhas maneiras mundo afora
O crowler não é retornável, mas é reciclável
1 de 4

Os crowlers prontos para receberem o chope

Marina Cavechia/Metrópoles
2 de 4

Felipe Gentil (de preto), do Beco das Garrafas

Marina Cavechia/Metrópoles
3 de 4

Latinhas maneiras mundo afora

Reprodução
4 de 4

O crowler não é retornável, mas é reciclável

Marina Cavechia/Metrópoles

Mais simples do que parece
Assim como eu, você deve ter imaginado uma supermáquina programada para fazer toda essa mágica acontecer, mas o mecanismo é muito mais simples do que parece. Felipe explica que, primeiro, a latinha precisa ser higienizada.

Depois, ele aplica um jato de CO2 para expulsar o oxigênio e, em seguida, enche com o chope escolhido para viagem. A parte superior da lata (como se fosse uma tampa) é posicionada e, por fim, lacrada.

Diferentemente do growler, a lata tem vedação perfeita e, por isso, o chope dura mais tempo. No Beco das Garrafas, as cervejas mais potentes, como uma Imperial IPA da cervejaria Invicta, por exemplo, têm validade de até 20 dias. Além disso, a bebida não recebe incidência da luz, o que também ajuda na conservação.

Outras vantagens do crowler: não quebra, é mais leve e é reciclável, apesar de não ser retornável. Como a maior parte dos chopes artesanais brasileiros não é pasteurizada, a latinha precisa ser mantida na geladeira.

Cerveja na lata tem gosto diferente?
Certa vez, o Ohmybeer fez um teste cego: colocou em copos diferentes amostras da mesma cerveja, mas uma havia sido envasada em garrafa de vidro e a outra em lata. Ao pedir para o degustador dizer qual era qual, confirmamos a suspeita de que não existe diferença significativa no sabor.

Aquele discurso de que as bebidas em latinha têm gosto metalizado não faz sentido. Até porque esse tipo de contaminação pode acontecer em qualquer recipiente, depende muito mais de um cuidado na linha de produção.

As vantagens do uso da lata têm levado várias cervejarias a optarem por esse tipo de envase. A Way Beer e a Dogma investiram nessa pegada e, com muito estilo, ganham cada vez mais adeptos. Como não ser hipnotizado por essas latinhas incríveis?

*André Vasquez e Marina Cavechia são sócios e curadores do clube de cerveja por assinatura Ohmybeer.com.br.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?