metropoles.com

Cervejas harmonizam com muito mais que comidinhas de boteco

Cada vez mais os donos de restaurantes brasilienses percebem que seus consumidores apreciam outros estilos de cerveja, além das tradicionais loiras estupidamente geladas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Cerveja harmonização
1 de 1 Cerveja harmonização - Foto: iStock

A sexta-feira chegou! Já são quase 19h e seu corpo está pronto para tomar uma cerveja, certo? Você sonha com uma bebida gelada, mas está um pouco cansado das comidinhas de boteco. Nada contra, todo mundo ama, mas esta sexta pede algo diferente: uma refeição mais sofisticada, longe do frio e com sabores um pouquinho mais complexos. Você quer tudo isso, mas quer com cerveja. Pode, produção?

Há alguns anos fizemos uma pesquisa em Brasília para descobrir o quanto os restaurantes se preocupavam em oferecer uma carta de cervejas especiais e o resultado foi um desastre. A maioria exibia uma lista enorme de vinhos, claro, mas as opções de cervejas resumiam-se a, quando muito, Stella Artois, Eisenbahn e Therezópolis.

Quase quatro anos se passaram e, de fato, muita coisa mudou. Quase choramos de alegria quando encontramos cervejas artesanais em restaurantes peruano, italiano, mediterrâneo… Percebemos que os chefs despertaram para essa demanda do consumidor e entenderam que cervejas podem ser tão ou mais complexas quanto vinhos. A ficha caiu!

A má notícia é que ainda existem poucos fornecedores/distribuidores e produtores de cervejas especiais em Brasília. Por isso, apesar da variedade enorme de rótulos disponíveis no Brasil, alguns restaurantes repetem o menu ou escolhem estilos que não combinam com os pratos oferecidos.

Vale dizer que o cliente cervejeiro não precisa de um freezer abarrotado para ficar feliz. O sorriso de gratidão pode vir de um cardápio enxuto, mas que esteja em harmonia com as opções servidas no lugar.

Ficou curioso pra saber onde é possível comer e beber bem em Brasília? Então siga a nossa lista!

Ancho Bistrô de Fogo (306 Sul)
Tem mais de 100 rótulos nacionais e importados. Entre as opções mais diferentonas estão a Horny Pig e a Hop Damage, da cervejaria Blondine. A Três Lobos Pele Vermelha, da mineira Backer, e a Invicta 1000 IBU, de Ribeirão Preto, são excelentes pedidas para acompanhar carnes mais gordinhas, salgadas ou picantes.

Nossa Cozinha Bistrô (402 Norte)
A carta é pequena e vai direto ao ponto. Rótulos da Invicta e da Colorado representam as produções nacionais. Para quem prefere suavidade e delicadeza, a Czechvar e a Weihenstephaner fazem um bom trabalho. O cardápio de carnes, risotos  e massas do restaurante encontra boas opções com cervejas de estilos e potências variados.

Cantucci Bistrô (403 Norte)
Que tal uma cerveja feita por produtores de Brasília? O Cantucci trabalha com rótulos da Cervejaria X, candanga de coração! A linha da Colombina e algumas opções da Paulaner também entram na lista. O menu do restaurante é bem bacana, dá sugestões de harmonização das cervejas com os pratos. O bolinho de bacalhau, por exemplo, pode combinar com a Colombina Weiss.

Asa Gaúcha (709 Norte)
A comida é gaúcha, mas não existe no cardápio uma cerveja do Rio Grande do Sul (e olha que a região é uma das maiores produtoras da bebida no país). Não tem problema, as artesanais são bem representadas pela catarinense Schornstein que, entre outras cervejarias, brilha no menu. Como o forte é o churrasco, recomendamos a boa India Pale Ale e, eventualmente, uma Bock para acompanhar carnes mais fortes.

Oliver (Clube de Golfe)/ Parrilla Madrid (408 Sul)/ Baco Pizzaria (408 Sul e 309 Norte)
Esses três restaurantes queridos e o bar Godofredo lançaram uma cerveja colaborativa chamada Porco Loco. Por enquanto, são três rótulos: Pink Weiss, Oinc IPA e Vienna Rost. Com esses três estilos você consegue passear pelas opções de hambúrguer do Parrilla Madrid (Vienna Rost), pela pizza de calabresa bêbada da Baco (IPA) e pelo risoto cítrico de camarão do Oliver (Weiss)

Mercado 301 (Quadra 301, Águas Claras)
São aproximadamente 35 cervejas especiais. O cardápio inclui todos os rótulos da Bierland (SC), Schneider (Alemanha), Lund (SP) e Schornstein (SC). Com tantas opções, não vai ser difícil encontrar a harmonização perfeita. O file à parmigiana, por exemplo, vai ficar uma delícia com a Lund Pale Ale.

Cuzco (Rua das Pitangueiras, Águas Claras) 
Comida peruana e japonesa juntinhas. Como? Tem que provar para crer. Na categoria cerveja, destacamos os rótulos da Colombina e Providência. Na falta de uma Witbier, pode arriscar o ceviche com a Colombina Lager ou a Providência Jararapa.

Carcará Hamburgueria (QSA 11, Casa 10, Taguatinga Sul) 
Hambúrguer com cerveja é um dos casamentos mais duradouros da história. Para fugir do óbvio, além de um extenso cardápio cervejeiro, o Carcará engatou três torneiras de chope. Não é lindo? O chope 61 da cervejaria X vai ficar uma delícia com hambúrguer apimentado e batata frita.

Cada vez mais os donos de restaurantes brasilienses percebem que seus consumidores apreciam outros estilos de cerveja, além das tradicionais loiras estupidamente geladas. Do lado de cá, torcemos para que esse movimento ganhe a cidade e que, num futuro próximo, todo estabelecimento procure oferecer rótulos não só diferentes, mas que tenham tudo a ver com os temperos e sabores.

Saúde!

 *André Vasquez e Marina Cavechia são sócios e curadores do clube de cerveja por assinatura Ohmybeer.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?