metropoles.com

Cervejas experimentais trazem na receita desde bacon e ostra até pizza

Qual é a cerveja mais esquisita que você já experimentou? De cogumelo a meteoritos lunares, as possibilidades de ingredientes são infinitas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
mamma mia beer
1 de 1 mamma mia beer - Foto: Reprodução

Fazer cerveja é uma expressão cultural e, justamente por isso, não é de se estranhar que as receitas sejam criadas a partir da disponibilidade de ingredientes locais. Pense bem, se você não for um purista, não é absolutamente tentadora a possibilidade de usar aquele ingrediente que só existe no seu quintal?

Durante os últimos seis anos, quando começamos nossa saga de beer hunters, já nos deparamos com mil e uma experiências que nos deixaram de boca aberta. Desde cerveja preparada com xarope de maple até Pale Ales com infusão de café mineiro coado, passando por adição de cogumelo e bacon, já provamos muitas cervejas muito diferentes.

Para repartir um pouco dessas invenções deliciosas (ou não), separamos receitas experimentais, criativas e até bizarras para mostrar até aonde um cervejeiro é capaz de ir para conseguir criar uma bebida exclusiva. Veja você:

A cervejaria Dogfish Head, de Delaware (EUA) é famosa por recriar receitas que se perderam no tempo e no espaço. Entre suas obras-primas estão a Noble Rot (feita com as variedades de uvas Viognier e Pinot Gris) e a Midas Touch (inspirada em bebidas guardadas na tumba do rei Midas, na Turquia, feita com uva, cevada, açafrão e mel).

Arqueologia do sabor
Já o rótulo Birra Etrusca Bronze (foto ao lado) é feita em colaboração com um arqueólogo e recria a bebida encontrada em tumbas etruscas de 2.800 anos. É preparada com trigo italiano, farinha de avelã, romãs, uva-passa, mel de castanha, raízes de genciana e, ainda, resina de mirra para substituir o lúpulo. De maneira geral, são bebidas muito boas, mas que passam a léguas do que convencionamos chamar de “cerveja”.

Entre os rótulos mais esquisitos que pipocam por aí, estão aqueles nos quais os cervejeiros decidem adicionar temperos e até carnes às receitas. A cervejaria belga Smisje, por exemplo, faz uma Blond Ale escura com açúcar e sementes de mostarda.

ReproduçãoPizza e cerveja… tudo junto
O casal Tom and Athena Seefurth alcançou a proeza de desenvolver a Mamma Mia! Pizza Beer. É difícil acreditar, mas eles preparam uma pizza com tomate, queijo, manjericão, alho e orégano, e depois jogam tudo no mosto da cerveja. Essa nós não provamos, mas não vemos a hora!

Numa San Francisco Beer Week dos anos passados, experimentamos a extraordinária Candy Cap Mushroom Brown, da Cervejaria Mateveza – uma Brown Ale com cogumelos. Acreditem: é uma das melhores cervejas que já tomamos. A contribuição dos pequenos fungos é perceptível muito mais no sabor do que no aroma… Difícil explicar, mas é como se tivesse uma dose extra de sabor terroso.

Defumado e estranho
Até pouco tempo chegava ao Brasil a Voodoo Doughnut Maple Bacon Ale, feita a partir da colaboração da cervejaria Rogue e a loja de donuts Voodoo Doughnut, ambas de Portland (EUA). A receita leva baunilha, xarope de maple e bacon, e o resultado é muito defumado e estranho.

Como se não bastasse tanta esquisitice, a Rogue pegou a mesma receita e criou uma vodca a partir da destilação do mesmo mosto. Amigos, acreditem, a brincadeira virou a melhor vodca que já existiu nesse planeta.

De ostras a meteoritos lunares
Pra quem ainda não cansou de novidades, abaixo fizemos uma lista para você levar para suas próximas viagens. Segurem firme e coragem!

Oyster Stout (Porterhouse Brewing Company) — Stout com adição de ostra
Mangalitsa Pig Porter (Right Brain Brewery) — Porter com cabeça e ossos de porco Mangalitsa.
Birra Calabrona (Eataly) — Feita com fermento que vive no estômago de um zangão italiano.
The Beard Ale (Rogue) — Fermentada com a barba do mestre-cervejeiro John Maier, onde havia uma cultura de levedo de cerveja!
Space Barley (Sapporo) — Feita com cevada que viajou na Estação Espacial Internacional.
Celest Jewel Ale (Dogfish Head) — Feita com adição de meteoritos lunares.

Agora, nos diga: qual receita poderia ser produzida com ingredientes aqui do Cerrado?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?