metropoles.com

Brasília terá curso profissional de sommelier de cerveja. Começa em maio

Os professores garantem que não é preciso ter nenhuma experiência ou conhecimento prévio na área para participar e se tornar um especialista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Instituto da Cerveja
Instituto da Cerveja
1 de 1 Instituto da Cerveja - Foto: Divulgação/Instituto da Cerveja

Sabe como nós imaginamos Brasília daqui a cinco anos? Com muitas cervejarias artesanais, bares produzindo as próprias receitas e vários espaços em que a cerveja “especial” será mais comum que água saborizada. As pessoas não vão mais estranhar uma mulher no comando de uma brassagem e os amigos garçons saberão ajudar na escolha da bebida, orientar os clientes.

Para que tudo isso aconteça, e vai acontecer, nós precisamos incluir cada vez mais gente nesse universo. Do que adianta fazer e vender cervejas só para quem já gosta de cerveja artesanal? E é exatamente por isso que a chegada a Brasília do curso de beer sommelier profissional é notícia nesta coluna.

Divulgação

Expert no assunto
Antes de mais nada, vamos explicar o que faz um sommelier de cerveja. Depois de muito estudo e horas de copo, esse profissional fica apto a analisar tecnicamente os diferentes estilos de cerveja, a elaborar cardápios, sugerir harmonizações, servir da forma correta, identificar defeitos na bebida e também conduzir degustações.

Ah, ele também aprende sobre o processo de fabricação, estocagem e até sobre marketing de cerveja. Bacana, né? Esse é o roteiro resumido do curso que será comandado pelo Instituto da Cerveja Brasil, escola que existe desde 2010 e já formou cerca de 7 mil alunos.

Em Brasília, a iniciativa tem apoio da Microcervejaria X e da Stadt Cervejaria, onde as aulas serão ministradas. Sobre os professores, alguns nomes bem conhecidos, como Edu Passarelli, Alfredo Ferreira, Káthia Zanata e Estácio Rodrigues fazem parte do time.

Não faz nenhum sentido passarmos o currículo de cada um aqui na coluna, mas uma pesquisadinha no Google revela o peso da galera. Eles estão entre os melhores, fato.

DivulgaçãoPara leigos também
Perguntas que devem estar enchendo a sua cabeça: é preciso conhecer cerveja para fazer o curso?
Não. Preciso ter o olfato superapurado para conseguir acompanhar as aulas? Também não. Tem que estudar e se dedicar? Sim, isso sim.

“Uma pessoa leiga tem, sim, condições de acompanhar o curso. Todos os alunos vão aprender juntos. É um curso que coloca todos os pontos que um profissional precisa ter”, explica Estácio Rodrigues, um dos sócios do Instituto.

Mercado em ascensão
O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, só perde para a China e para os Estados Unidos. Produzimos nada menos que 13 bilhões de litros todos os anos. Só que, desse total, apenas 1% corresponde à cerveja artesanal. É pouco, muito pouco, mas esse número também revela uma grande oportunidade.

Em 2010, o Brasil tinha aproximadamente 96 microcervejarias. Fechamos 2015 com quase 450 e temos certeza de que o balanço de 2016 será ainda mais animador. “Tem muito mercado, os cervejeiros não precisam brigar. A gente tem que se ajudar, fazer cerveja caseira, formar profissionais capacitados e trabalhar para o mercado crescer”, afirma Estácio.

Informações práticas sobre o curso
As aulas ocorrerão sempre nos fins de semana, das 9h às 18h. Ao todo, serão 11 encontros distribuídos ao longo de quatro meses. Veja as datas:

Fim de semana 1 – 20 e 21 de maio;
Fim de semana 2 – 10 e 11 de junho;
Fim de semana 3 – 1 e 2 de julho;
Fim de semana 4 – 5 e 6 de agosto;
Fim de semana 5 – 18, 19 e 20 de agosto. (no dia 18 haverá um jantar harmonizado)

Local: Stadt Bier (Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 6, Lote 2190). Valor: R$ 3.700,00 (associados da Acerva Candanga têm 5% de desconto). Inscrição pelo site do Instituto da Cerveja.

*André Vasquez e Marina Cavechia são sócios e curadores do clube de cerveja por assinatura Ohmybeer.com.br.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?