Jornal britânico inclui Brasília nos top 10 destinos de turismo de arquitetura do mundo
Jornal destacou o layout simétrico e os prédios monumentais da cidade e lembrou que a capital é um “marco na história do planejamento de cidades”
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília está entre os 10 melhores tours de arquitetura do mundo, segundo uma lista divulgada hoje pelo jornal britânico The Guardian. A capital modernista divide a lista com uma visita pelas formas art déco de Miami, as formas de inspiração cubista e art nouveau de Praga, na República Tcheca, e até um tour por prédios-símbolo construídos no estilo New Khmer em Phnom Penh, no Camboja, depois da independência do país, em 1953.
“A construção de Brasília, capital brasileira e patrimônio mundial da Unesco, começou em 1956 – com a cidade rapidamente se tornando um marco na história do planejamento de cidades”, lembra a publicação.”Desenhada pelo urbanista Lucio Costa e tendo Oscar Niemeyer como o principal arquiteto, a cidade é uma reverência ambiciosa ao princípio do movimento modernista, com prédios monumentais e layout simétrico”, continua o texto.
Para os turistas que pretendem mergulhar um pouco mais nos traços modernistas da nossa arquitetura, o Guardian recomenda um tour de quatro horas vendido pela agência especializada Architetours, que tem nos prédios distribuídos ao longo do Eixo Monumental o foco do passeio.
Segundo o site da agência, o tour passa pela Praça dos Três Poderes, Memorial JK, Torre de TV, Congresso Nacional, Ministérios, Catedral, Palácios e Espaço Lucio Costa. Para quatro pessoas, o passeio sai a 200 euros (R$ 950). O tour é oferecido em quatro línguas e comporta até 20 pessoas.
Confira aqui a lista completa do Guardian dos melhores tours de arquitetura.