Daniela Falcão da Vogue Brasil desembarca em Brasília para palestra
Jornalista comandou bate-papo na tarde dessa quarta-feira (1/6) e falou um pouco sobre os bastidores das capas da Vogue Brasil, revelando segredos sobre Gisele Bunchen, Kim Kardashian e Rihanna
atualizado
Compartilhar notícia
Brasilienses apaixonadas por moda se reuniram na última quarta-feira (1/6) para receber o time da Vogue Brasil composto por Aline Cury, Silvia Rogar e pela editora-chefe da revista, Daniela Falcão. A jornalista desembarcou em Brasília para fazer duas palestras.
A primeira, que aconteceu no Restaurante Gero, tinha como tema “Os Bastidores das Capas de Vogue Brasil”. Durante o evento, ela revelou segredos de algumas capas famosas da publicação e desmistificou todo o minucioso trabalho realizado pela equipe para que um editorial seja produzido com sucesso.
Além de mostrar como driblou os pedidos inusitados de Kate Moss para noitadas em clubes noturnos, ela também falou sobre todo o processo de concepção das capas estreladas por Gisele Bundchen que, de acordo com a editora, “é extremamente profissional, ágil e prática em tudo o que faz”. No entanto, ela ressaltou que acima de tudo a top é muito decidida, atributo que deixou os produtores da revista de cabelo em pé quando tiveram de orquestrar uma sessão de fotos na Amazônia para as quatro capas e recheio da edição de julho de 2011.
Além disso, ela falou sobre as articulações realizadas pelo time Vogue para que as capas com estrelas mundiais sempre corram da melhor forma possível. Em alguns exemplos engraçados ela falou que para a capa com Rihanna de maio de 2014, a cantora dispensou fotografar em uma casa luxuosa e optou por uma pequena e humilde vila de pescadores em Ilha Grande (RJ) – fato que fez com que os paparazzi ficassem em total frenesi.
Outra situação cômica (e muito absurda diga-se de passagem) enfrentada pela produção da revista foi quando Kim Kardashian fez a capa de junho de 2015 inspirada em Marilyn Monroe. De acordo com Daniela, a presença do marido da socialite quase atrapalhou os planos originais porque simplesmente o rapper dizia que “Kim Kardashian é muito maior do que Marilyn Monroe”.
O bate-papo também abordou algumas reações negativas dos leitores e de como é requerido ouvir as opiniões alheias, mas se manter fiel a proposta artística do fotógrafo. Um bom exemplo foi quando o público não reagiu bem à edição de junho de 2013, na qual toda tipografia e foto de capa com Gisele Bundchen lembrava os editoriais da década de 1990.
Para Daniela, as pessoas não compreenderam o formato proposto por Mario Testino. “O que reparei nesse caso foi uma leva de críticas de pessoas que na década de 1990 eram muito pequenas e não reconhecem esse estilo. Para elas o trabalho ficou amador e muito ruim. Mas era uma proposta do Mario que inclusive inventou todas as fontes da capa.”
As curiosidades das capas abordaram também a edição de junho deste ano com Nicolas Ghesquière e Selena Gomez. Ela falou rapidamente que a escolha dos dois foi estratégica, já que Selena Gomez é a cantora pop mais curtida do Instagram e o diretor criativo da Louis Vuitton fez um desfile memorável no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ) no último sábado (28/5).
Aliás, a capa também foi motivo de palestra na loja da marca. Daniela falou sobre a apresentação da coleção Cruise 2017 e de como as peças da grife francesa se espelharam na beleza e suntuosidade das curvas de Oscar Niemeyer para trazer um verão bem elaborado e recheado de estampas criativas que fazem alusão às Olimpíadas que vêm chegando por aí.
Outras lojas participantes do evento como Tiffany, Burberry, Armani, Hugo Boss, Christian Louboutin, H Stern e Prada também organizaram coquetéis exclusivos para receber as clientes.