ONG afegã usa o skate como ferramenta de empoderamento de meninas
Proibidas de andar de bicicleta, meninas atendidas pela Skatistan encontram no brinquedo um meio de transporte e uma forma de aprendizagem de independência e liderança
atualizado
Compartilhar notícia
Além de um meio de transporte e um esporte, o skate pode ser também uma forma de empoderamento. Esse é o mote da ONG Skatistan, com sede no Afeganistão e atuação também no Camboja e na África do Sul. Desde 2007, a instituição usa o equipamento para dar noções de liderança e independência a jovens de 5 a 18 anos nos três países em que atua.
Em Cabul, capital afegã, onde as mulheres são proibidas de andar de bicicleta, o trabalho ganha importância ainda maior. Além de empoderar essas meninas – que são 60% das crianças atendidas pela ONG -, o skate serve de meio de transporte, já que muitas delas já trabalham. E não deixa de ser uma maneira de incentivar o “brincar” entre elas.
A intimidade dessas meninas com as quatro rodinhas foi registrada em um ensaio fotográfico pela fotógrafa Jessica Fulford-Dobson em imagens feitas na sede da Skatistan em Cabul. Além de lindas, as imagens mostram a força e importância da ONG na vida delas.
Confira as fotos na galeria: