Mulheres ganham medalha e imprensa credita o sucesso delas aos maridos
Comentários machistas sobre a atuação de atletas olímpicas têm enfurecido pessoas nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
Comentários machistas sobre a atuação de atletas olímpicas têm enfurecido pessoas nas redes sociais. Um jornalista norte-americano, por exemplo, atribuiu a vitória da Húngara Katinka Hosszu, que quebrou a marca história dos 400m medley e levou ouro, ao marido dela, Shane Tusup, que também é seu treinador.
“Há um homem responsável por transformar a esposa em uma nova nadadora”, disse o comentarista da NBC. A reação empolgada de Shane à vitória da mulher viralizou na internet. Mas, na imprensa internacional, há ponderações sobre o relacionamento dos dois e o treinador é caracterizado como “agressivo” em diversas publicações.
“There’s the man responsible for turning his wife into an entirely new swimmer…” REALLY, NBC?
— Charlotte Wilder (@TheWilderThings) August 7, 2016
“Há um homem responsável por transformar a esposa em uma nova nadadora”
Wait what did I just watch? Hosszu smashes WR & NBC cuts to husband coach w/ “and there’s the person responsible for her performance”?!??
— Cameron Esposito (@cameronesposito) August 7, 2016
“Espere, o que acabei de assistir? Hosszu esmaga WR e a NBC corta para o marido e técnico dela “e aí está a pessoa responsável pela performance dela”?!??”
O ex-técnico de Katinka, em entrevista ao New York Times, disse: “Eu penso que a grande questão com ela é sobre o marido. Você precisa olhar para a motivação dela. É medo ou confiança que está dirigindo-a?”, questionou.
Outro episódio em que o marido teve mais destaque a mulher foi quando a norte-americana Corey Cogdell-Unrein (na foto acima) levou o bronze por seu desempenho no tiro. O Chicago Tribune usou o título: “Mulher de jogador do Bears (time de futebol americano) ganha medalha de bronze hoje nas Olimpíadas do Rio”. Foi o suficiente para inundar o twitter com uma justa indignação.
Y’all need to stop. What’s wrong with you? She has a name. Her husband has nothing to do with this https://t.co/Beoh1XfhDH
— Lexi Alexander (@Lexialex) August 7, 2016
“Nós todos precisamos parar. O que está errado com você? Ela tem um nome. O marido dela não tem nada a ver com isso”.
What about female medalists who aren’t married? Who gets the credit then? https://t.co/KA5xnForHM
— Kate Harding (@KateHarding) August 7, 2016
“E as medalhistas que não são casadas? Quem vai levar o crédito por elas?”