metropoles.com

Jovem da Estrutural sobe ao pódio em campeonato interescolar de xadrez

O esporte revelou campeões entre as crianças e adolescentes da cidade. Tudo isso foi possível graças ao trabalho de uma ONG

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom / Metrópoles
WhatsApp Image 2016-10-28 at 20.10.18
1 de 1 WhatsApp Image 2016-10-28 at 20.10.18 - Foto: Giovanna Bembom / Metrópoles

No xadrez, o peão é a única peça do tabuleiro que se movimenta somente para a frente. Na Estrutural, crianças e adolescentes, inspirados nas regras desse jogo, também têm dado passos largos adiante. Desde 2011, o Coletivo da Cidade proporciona, além de outras atividades, aulas de xadrez para a comunidade da região administrativa conhecida por ter o maior lixão a céu aberto da América Latina.

Em agosto deste ano, um dos jovens da ONG venceu três das quatro partidas da 4ª etapa do Festival Interescolar de Xadrez e ficou em segundo lugar no torneio. Gabriel do Amaral, 14 anos, deixou para trás garotos que estudam nas melhores escolas particulares e praticam xadrez há muito mais tempo.

Ele conheceu o esporte (sim, xadrez é uma prática esportiva) em 2013. De lá para cá, ele já participou de cinco campeonatos no Distrito Federal e desenvolveu um sonho: tornar-se um grande mestre – título vitalício concedido pela Federação Internacional de Xadrez aos jogadores profissionais.

Giovanna Bembom / Metrópoles

“Quero levar o xadrez para a minha vida no futuro”, comentou Amaral, timidamente. E o adolescente não se contenta apenas com as práticas nos encontros semanais do projeto. Em casa, ele divide suas horas de lazer com vídeos no Youtube sobre o jogo e em partidas on-line. “Gosto dos desafios e de aprender a teoria para melhorar o meu desempenho.”

O jovem é um dos muitos que adotaram o xadrez como prática preferida entre as oferecidas pelo Coletivo da Cidade.

Às terças e às sextas-feiras, meninas e meninos de todas as idades se reúnem em torno de mesas e de um quadro negro para desvendar as infinitas possibilidades de jogadas e de estratégias. Ao lado deles, João Henrique de Oliveira, 28, partilha a sua paixão pelo jogo e incentiva a meninada a enxergar o esporte como forma de mudança.

Desde a fundação do coletivo, Oliveira transmite seu encantamento pelo tabuleiro quadriculado à garotada da ONG. Conhecido por dar aulas de xadrez e de robótica em escolas particulares da capital, o professor tem desmistificado o jogo – visto por muitos como uma atividade elitizada – nas comunidades periféricas.

“Quando falo sobre essa prática, gosto de citar uma frase de um grande mestre russo: ‘O xadrez, assim como o amor e a música, tem o poder de fazer o homem feliz’”, comentou Oliveira. Sem dúvida, o xadrez fez do professor uma pessoa mais realizada. Durante a entrevista, ele não se cansou de enumerar os benefícios do jogo e o potencial transformador dessa atividade milenar.

Atenção e paciência foram apenas algumas das habilidades mencionadas. “Às vezes, precisamos sacrificar uma peça para vencer o jogo. E na vida também é assim. Os ensinamentos do xadrez acabam sendo incorporados ao nosso dia a dia”, acrescentou Oliveira.

As crianças comprovam o pensamento do professor. “Comecei a praticar em fevereiro e percebi que estou mais calmo e atento”, comentou Jhonata Silva, 15, que foi influenciado por Amaral a praticar o xadrez.

As meninas e os meninos que fazem xadrez aqui passam a confiar mais neles. Olha só o Gabriel. Nas horas livres, ele está na biblioteca lendo sobre o esporte. Não há dúvidas de que é uma prática empoderadora

coordenadora pedagógica do Coletivo da Cidade, Jackeline Sousa
5 imagens
João Henrique de Oliveira
 Gabriel do Amaral
1 de 5

João Henrique de Oliveira

Giovanna Bembom / Metrópoles
2 de 5

João Henrique de Oliveira

Giovanna Bembom / Metrópoles
3 de 5

Gabriel do Amaral

Giovanna Bembom / Metrópoles
4 de 5

Giovanna Bembom / Metrópoles
5 de 5

Giovanna Bembom / Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?