Dormir com animais de estimação é benéfico para a saúde dos tutores
O hábito pode ajudar tutores a relaxar, além de causar segurança e diminuição de sintomas de estresse e depressão
atualizado
Compartilhar notícia
Cães e gatos já são considerados integrantes das famílias que curtem pets. Há tutores que não satisfeitos em passar o dia com os bichos, ainda dormem na mesma cama.
A Pet Anjo, empresa especializada em cuidados com animais domésticos, fez um levantamento e constatou que 68% dos pets dormem na mesma cama dos seus tutores.Segundo a médica veterinária especialista em comportamento animal e diretora da empresa, Carolina Rocha, esses números revelam que os pets estão ganhando cada vez mais poder dentro das famílias brasileiras. “Eles nos ajudam a crescer social, emocional e espiritualmente: nós precisamos uns dos outros”, afirma.
Um estudo do IBGE publicado em 2015 revelou que, no Brasil, o número de famílias que criam pelo menos um cachorro é maior que o de casais com filhos. São 52,2 milhões de cães e 44,9 milhões de crianças no país.
Um outro estudo, do Centro de Sono da Mayo Clinic, em Scottsdale (Arizona), publicado pelo Daily Mail, assegurou que dormir com o animal de estimação é benéfico para a saúde dos humanos, pois relaxa, causa sentimentos de segurança, além de diminuir pressão arterial, estresse e depressão.
56% dos entrevistados compartilhavam a mesma cama com cães e 41% garantiram que a presença dos bichinhos melhorava a qualidade do sono.
Por outro lado, há os que são contra essa hábito devido aos riscos de contágio com algumas parasitoses, piora de quadros alérgicos e interrupções no sono. A mesma pesquisa revelou que 20% dos entrevistados achavam que dormir com animais era prejudicial à saúde.
A alergista Fernanda Casares, do Hospital Santa Lúcia, afirma que quadros alérgicos são comuns em pacientes que dormem com animais. “A recomendação é evitar o hábito, pois os pets costumam aumentar a população de ácaros dentro do domicílio”, pontua.
Além de manter os animais e a casa limpa, há alguns tipos de tratamentos, como a imunoterapia, que podem diminuir sintomas alérgicos, aconselha a médica.