Ator Paulo Gustavo pede desculpas após ser acusado de racismo
Em post no facebook, comediante se desculpa após uso de blackface em personagem caricata. “Tenho respeito”, afirmou
atualizado
Compartilhar notícia
O comediante Paulo Gustavo usou as redes sociais para pedir desculpas depois de receber inúmeras críticas ao publicar uma foto sua como a personagem Ivonete, do programa “220 volts” do Multishow. A imagem, postada no último domingo (12/6), mostrava o ator usando um recurso conhecido como blackface, prática teatral na qual atores que se colorem para representar personagens negros.
“Eu nunca fui atacado por representar um playboy machista mesmo sendo gay. Também não se incomodaram por eu fazer um nerd, uma mulher feia, uma vagaba, uma mãe de família ou um anjo…”, disse Paulo Gustavo. “Mas a Ivonete – que se orgulha de ser brasileira mesmo sendo crítica ao Brasil, que é pobre mas não se sente moralmente inferior a ninguém, que gosta de ser mulher e sobretudo tem auto-estima, amor próprio e orgulho de ser como é – me rendeu injustas críticas”, continuou.
Por fim, o comediante ressaltou que não é racista, pediu desculpas e afirmou que irá refazer a personagem. “Nesses últimos dias li, ouvi, pensei e entendi que há uma longa discussão sobre o uso de ‘blackface’ muito anterior e muito maior do que eu, minha carreira, minha personagem e o 220 volts, por isso decidi refazer a Ivonete sem que ela pareça uma caricatura risível da mulher negra.”