Quatro passos para espantar o cansaço e se sentir cheio de energia
Especialistas reforçam que alimentação e sono de qualidade são pontos chave para uma rotina melhor
atualizado
Compartilhar notícia
Aquela sensação de estar cansado logo nas primeiras horas do dia é comum em cerca de dois terços da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). A pesquisa feita pelo órgão indicou que 60% dos brasileiros deixa de cumprir alguma obrigação por sentir cansaço durante o dia.
Especialistas em desenvolvimento pessoal listam dicas preciosas para vencer o cansaço do dia-a-dia:
Dormir bem
“Ter uma alimentação leve à noite, reduzindo o consumo de estimulantes, como o café e alguns tipos de chás, pode fazer toda a diferença na qualidade do sono”, explica o especialista Antonio Prates, que também é um dos criadores do canal Vida Com Método. Ele reforça que prestar atenção na qualidade da cama e do travesseiro é fundamental, pois problemas com esses itens podem impedir o corpo de descansar.
Boa alimentação
A especialista Taty Nascimento explica que a alimentação, além de leve e nutritiva, precisa ser estética – bonita aos olhos. O consumo de produtos de origem animal ou industrializados em excesso costuma tirar a energia.
“Uma alimentação mais frugal, ou seja, com uma quantidade menor de alimentos, sem resultar na sensação de estar ‘explodindo’ de tanto comer, pode aumentar muito a energia”, completa.
Transformar emoções
Antônio explica que as emoções negativas são ladrões de energia, mas é possível transformá-las em positividade. “O sentimento de ciúme pode ser transformado em zelo, que é algo positivo. O medo pode se transformar em precaução e isso ajuda a mudar a forma de encarar os desafios da vida diária”, aconselha.
Respirar
Taty Nascimento esclarece que os pulmões possuem capacidade respiratória maior do que se imagina e existem técnicas que auxiliam a obter mais energia por meio da respiração.
“O primeiro passo a ser dado é respirar fundo e encher o corpo de ar, incluindo a respiração com o diafragma. É aquela que faz parecer que estamos enchendo o abdômen, mas deve encher também a região intercostal e a parte alta dos pulmões”, explica. Quando o corpo aumenta a sua capacidade de absorver oxigênio há ganho de energia.