Lista dos 100 mais influentes da “Times” tem nomes de dois brasileiros
Epidemiologista Celina Turchi foi lembrada pelas suas pesquisas com o Zika e jogador Neymar entrou na relação de maiores “ícones” de 2017
atualizado
Compartilhar notícia
Dois brasileiros estão na lista das 100 pessoas mais influentes do ano da revista Times, divulgada nesta quinta-feira (20/4). Neymar e a médica goiana Celina Turchi, primeira do mundo a associar a infecção pelo zika à microcefalia, figuram ao lado de nomes como o de Papa Francisco e Viola Davis.
A publicação destaca que os estudos de Celina foram parte de uma “investigação emergencial que provou que o zika de fato causa microcefalia – algo que muitos céticos duvidavam”. “Turchi é apaixonada, determinada e um modelo do tipo de liderança global e colaboração necessária para a saúde humana”, diz a revista.A lista é dividida em cinco categorias – “pioneiros”, “artistas”, “líderes”, “titãs” e “ícones”. O nome da epidemiologista da Fiocruz Pernambuco está na primeira categoria, enquanto o do jogador aparece como um “ícone” na relação.
O nome dela já havia sido eleito como um dos mais influentes da ciência em 2016 pela publicação científica “Nature”.
Já o texto de Neymar, assinado pelo ex-jogador David Beckham, o descreve como um tipo “um em uma geração inteira” e dono de um “talento diferenciado”. “Sempre admirei sua humildade. Ele é respeitoso e quer aprender, o que provou quando chegou ao Barcelona em 2013 para jogar ao lado de grandes estrelas”, escreve Beckham.