Entenda por que a corrida é tão popular
O que é Uma das atividades mais praticadas no DF – fato que pode ser notado pela lotação dos parques e pelas diversas competições que acontecem quase todos os fins de semana na cidade. O exercício pode ser feito sozinho ou em grupo Perfil/Indicação O corredor é uma pessoa perseverante. “As pessoas demoram um pouco […]
atualizado
Compartilhar notícia
O que é
Uma das atividades mais praticadas no DF – fato que pode ser notado pela lotação dos parques e pelas diversas competições que acontecem quase todos os fins de semana na cidade. O exercício pode ser feito sozinho ou em grupo
O corredor é uma pessoa perseverante. “As pessoas demoram um pouco para ter benefícios com a corrida. Você precisa adaptar seu corpo para que ele passe a usufruir do prazer da atividade”, conta o coach Rogério Aviani.
Como funciona
Para os solitários, um bom incentivo é a música. Também existem aplicativos que registram a evolução do “atleta”. Rogério Aviani defende a importância de criar uma rotina de exercícios. “Correr três vezes por semana é bom para quem está começando. Se for menos que isso, o corpo não se acostuma a sair do sedentarismo. Porém, é importante intercalar a atividade com o descanso”, comenta.
Equipamentos
É muito importante adquirir um tênis de qualidade. “O calçado para o corredor é como a raquete para o tenista. É o equipamento da atividade”, ressalta Aviani. Ele também recomenda o teste da pisada, que identifica qual é o melhor tipo de tênis para cada corredor. Uma boa playlist também é recomendada.
Cuidados
Antes de iniciar a corrida, é importante consultar um médico. Outro alerta é para a quantidade e a intensidade do exercício. “Tudo em exagero faz mal. Geralmente, as pessoas só se preocupam com o fôlego, acham que, se aguentam correr 5 quilômetros, está tudo bem. No entanto, é necessário saber se a musculatura e as articulações suportam o impacto”, alerta Aviani.
Custo
É uma atividade gratuita. Mas o corredor pode optar por um personal trainer ou por um grupo de corrida, que cobram preços variados.