Vídeo tailandês satiriza poluição da Baía de Guanabara durante Olimpíadas do Rio
A animação polêmica mostra atletas em péssimas condições higiênicas na cidade, que sediará os jogos olímpicos de 2016
atualizado
Compartilhar notícia
O site tailandês Taiwan Tomonews, que ilustra reportagens com animações satíricas, divulgou um vídeo de gosto duvidoso sobre as Olimpíadas no Rio de Janeiro, que acontecerão em agosto deste ano. O foco principal é a crítica à poluição da Baía de Guanabara e da lagoa Rodrigo de Freitas.
A produção mostra competidores tendo diarreia, atletas remando no esgoto e o Cristo Redentor defecando. O vídeo mostra ainda turistas tomando vacinas e banhos de álcool em gel após saírem da água. O narrador lembra que o governo prometeu tratar 80% do esgoto da Baía, além de recuperar a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde acontecerão as competições de remo e caiaque.
O governador carioca Luiz Fernando Pezão, em maio de 2015, admitiu que a meta de tratar 80% do esgoto despejado na Baía de Guanabara não seria alcançada até as Olimpíadas. A qualidade da água do local, que vai receber as competições de vela, voltou à tona em julho do ano passado, quando a agência americana Associated Press divulgou testes de qualidade da água demonstrando que competidores corriam risco de contaminação no local.
No final do mês passado, Pezão afirmou que não há possibilidade de mudança do local das provas em razão da poluição.
“Não sou eu quem escolho o local das competições, mas eu acho que isso está totalmente descartado. A baía vai ter condições”, declarou