Número de mortos de atentado em Bagdá chega a 175
O ataque, um dos piores em 13 anos de conflito no país, foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, e ocorreu durante o feriado de Eid al-Fitr, que marca o final do mês de Ramadã
atualizado
Compartilhar notícia
O número de mortos no ataque suicida realizado no centro de Bagdá, capital do Iraque, chegou a 175, de acordo com autoridades locais. Além das vítimas fatais, quase 200 pessoas foram feridas. A informação quanto ao número de vítimas segue conflitante, com 215 casualidades reportadas pelo canal norte-americano CNN.
O ataque, um dos piores em 13 anos de conflito no país, foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, e ocorreu durante o feriado de Eid al-Fitr, que marca o final do mês de Ramadã. Ele demonstra também a capacidade dos terroristas de lançar ataques para além do fronte de combate, apesar das sucessivas derrotas que vêm sofrendo nos últimos meses.
Grupos de resgate ainda trabalham para recuperar corpos de vítimas do atentado, informaram autoridades, enquanto ao menos uma dúzia de pessoas segue desaparecida.Demissão
O ministro da Interior iraquiano, Mohammed Salem Al-Ghabban, entregou nesta terça-feira (5/7) sua carta de renúncia. Al-Ghabban disse a repórteres que o governo falhou no plano de implementar uma operação “unificada” dos órgãos responsáveis pela segurança em Bagdá.
A renúncia ainda não foi aceita pelo primeiro-ministro iraquiano, disse Al-Ghabban. O exército, a polícia local e federal, assim como milícias xiitas sancionadas pelo governo, eram responsáveis pela segurança municipal, cuidando de diferentes pontos de revista pela cidade.