Europol diz que Estado Islâmico está pronto para atacar Europa novamente
O relatório também destacou o risco de um novo ataque na França, “destinado a causar mortes em massa entre a população civil”
atualizado
Compartilhar notícia
O Estado Islâmico está pronto e disposto a atacar a Europa novamente, disse o chefe da Europol, Rob Wainwright, nesta segunda-feira (25/1).
“Quando se encontraram no mês passado, peritos nacionais concordaram com a avaliação do setor de inteligência de que o Estado Islâmico tem a vontade e a capacidade de realizar mais ataques na Europa”, afirmou Wainwright em entrevista coletiva em Amsterdã. “Todas as autoridades nacionais estão trabalhando para impedir que isso aconteça”, acrescentou.
Wainwright se referiu a uma avaliação contra o terrorismo publicado na semana passada pela Europol, que advertiu que terroristas do Estado Islâmico “vão realizar um ataque terrorista em algum lugar na Europa novamente”.
O relatório também destacou o risco de um novo ataque na França, “destinado a causar mortes em massa entre a população civil”, mas disse que outros países da União Europeia também estão em risco.“A inteligência sugere que o Estado Islâmico desenvolveu um comando de ação externa treinados para ataques especiais no ambiente internacional”, disse o relatório.
Células terroristas do Estado Islâmico atualmente operam na União Europeias e “são em grande parte doméstica e/ou de base local,” de acordo com a Europol.
“Ao selecionar o quê atacar, onde, quando e como, o Estado Islâmico mostra sua capacidade de atacar à vontade, em qualquer momento e em quase todo o alvo escolhido”, concluiu o relatório da Europol.