metropoles.com

Turquia diz que Estado Islâmico está por trás do ataque terrorista

De acordo com o presidente turco, a explosão no centro histórico de Istambul foi “um atentado suicida realizado por uma pessoa de origem síria”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
LEFTERIS PITARAKIS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
istambul turquia ataque terrorista
1 de 1 istambul turquia ataque terrorista - Foto: LEFTERIS PITARAKIS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse nesta terça-feira (12/1) que o grupo Estado Islâmico está por trás do ataque a bomba em Istambul, que matou 10 pessoas, e que a Turquia está determinada a lutar contra os militantes “até que o grupo não seja mais uma ameaça para o país e para o mundo”.

Segundo as autoridades turcas, o homem-bomba tinha 28 anos e era sírio. Uma autoridade do governo turco disse que nove das 10 pessoas que morreram eram alemães.

“Foi um homem-bomba de origem síria que perpetrou este ato terrorista”, disse Erdogan em discurso na capital turca, Ancara. O presidente turco acrescentou que “a Turquia é o primeiro alvo de todas as organizações terroristas ativas na região”.

A explosão ocorreu no bairro histórico de Sultanahmet e, além de matar ao menos 10 pessoas, feriu outras 15 na manhã desta terça-feira, informou o governo. De acordo com o vice-primeiro-ministro, Numan Kurtulmus, dois dos feridos estavam em estado grave.

A forte explosão ocorreu às 10h18 (horário local, 6h18 em Brasília) no antigo hipódromo, perto da Basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul, os dois monumentos mais visitados na maior cidade do país.

Em entrevista coletiva em Berlim, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou o ataque. “Hoje Istambul foi atingida; Paris tem sido atingida, a Tunísia tem sido atingida, Ancara foi atingida antes”, disse Merkel. “O terrorismo internacional mais uma vez está mostrando a sua face cruel e desumano”, acrescentou

A Alemanha e a Dinamarca alertaram seus cidadãos para evitar multidões fora turística atrações em Istambul.

Brasil
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta terça-feira (12/1) nota em que o governo brasileiro manifesta sua “profunda consternação” com o atentado que matou pelo menos dez pessoas, na manhã desta terça-feira (12/1), em Istambul, na Turquia, e reitera “seu mais firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo”.

Não há, até o momento, registro de vítimas brasileiras. O Consulado do Brasil em Istambul acompanha a situação de perto, com vistas a prestar o apoio cabível aos brasileiros que se encontrem naquela cidade

Nota do Itamaraty

 

Com informações da Agência Brasil

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?