metropoles.com

OMS se reúne em caráter de emergência para adotar medidas sobre zika

Entidade reúne maiores cientistas sobre o tema. Constatação é a de que o vírus poderia ser uma “emergência de saúde de preocupações internacionais”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
1 de 1 - Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) se reúne nesta segunda-feira (1º/2) em caráter de urgência para avaliar se declara o zika vírus uma emergência internacional e recomenda a governos de todo o mundo vigilância máxima. A entidade reúne os maiores cientistas sobre o tema, entre eles o brasileiro Pedro Vasconcelos, do Instituto Evandro Chagas. A constatação é a de que o vírus poderia ser uma “emergência de saúde de preocupações internacionais”.

Até hoje, apenas as doenças H1N1, pólio e ebola receberam tal status. A partir de agora, a OMS vai lançar um apelo internacional por recursos para financiar novas pesquisas. Mas, de forma imediata, a entidade vai sugerir uma série de medidas para tentar conter o mosquito e a proliferação do mosquito.

À reportagem, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, indicou que dificilmente haverá uma restrição de viagens ao Brasil. O que ela espera, porém, é que um padrão internacional de resposta seja dado e que impeça governos de “exagerar” em medidas que possam punir os países afetados pelo vírus.

Grau 2 de emergência
Fontes na OMS admitiram que, em poucos meses, o vírus passou de “suave” para “alerta” e o zika já está em Grau 2 de emergência, numa escala de zero a três.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entre 3 milhões e 4 milhões de pessoas poderiam ser contaminadas pelo vírus em 2016 nas Américas. Mas a OMS hesita em chancelar a projeção.

À reportagem, o chefe do Departamento de Surtos da entidade, Bruce Aylward, disse acreditar que os casos no Brasil vão “perder força” no ano. Mas ele admitiu que o zika vírus é “um teste de uma nação” e pediu “maturidade” a grupos políticos e atores da sociedade brasileira para superar o desafio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?