metropoles.com

OMS diz que zika já chegou a 52 países desde 2007

Sobre a microcefalia, a organização indica que 5,9 mil casos suspeitos foram registrados no Brasil entre 22 de outubro de 2015 e 27 de fevereiro de 2016, com 139 mortes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
prédio da OMS
1 de 1 prédio da OMS - Foto: Divulgação

O vírus da zika chegou a 52 países e, apenas no atual surto, pelo menos 41 países já foram afetados. Novos dados apresentados nesta sexta-feira (4/3), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que países como Laos entraram na lista de locais com transmissão local. A entidade também alerta: novas regiões e novos países serão afetados nos próximos meses.

“A distribuição geográfica do vírus tem se ampliado desde que foi primeiro detectado nas Américas em 2015”, indicou a OMS em seu mais novo boletim sobre a doença. Desde 2007, a entidade conta com mais de 52 países com registros do zika. Só nas Américas, são 31 países com o vírus apenas contando desde o ano passado.

Para a OMS, a proliferação do vírus vai continuar. “O zika vai provavelmente ser transmitido e detectado em outros países dentro da área geográfica de mosquitos, especialmente o Aedes aegypti”, indicou. Dos 41 países com casos desde 2015, cinco deles já teriam registrado o fim do surto.

Sobre a microcefalia, a OMS indica que 5,9 mil casos suspeitos foram registrados no Brasil entre 22 de outubro de 2015 e 27 de fevereiro de 2016, com 139 mortes. Isso se contrasta com a média de 163 casos por ano no País entre 2001 e 2014.

Desse total, a OMS estima que pesquisas sobre 1,6 mil casos já tenham sido concluídas. Desses, 1.046 foram rejeitados, 641 foram confirmados e 4,2 mil ainda continuam sob investigação.

Das 139 mortes, 31 tiveram uma relação com a má-formação potencialmente causada pelo vírus, 96 casos estão sob investigação e 12 foram descartados. Para a OMS, a “prova” da relação entre o vírus e a microcefalia “ainda não existe”. Mas a entidade já declara que existe a “forte possibilidade” de uma associação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?