Theresa May se torna a 2ª primeira-ministra da Inglaterra nesta quarta
A disputa pelo cargo de premiê terminou com a desistência de Andrea Leadsom, a secretária de Energia e Mudanças Climáticas do país, nesta segunda-feira (11/7)
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra de Interior da Inglaterra, Theresa May, será primeira-ministra do Reino Unido a partir da próxima quarta-feira (13/7), quando deverá ser empossada à noite. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11) por David Cameron, que irá renunciar na manhã de quarta.
Será a segunda vez que uma mulher assume o cargo. A primeira foi Margareth Thatcher, conhecida como a “dama de ferro”, que foi primeira-ministra do país entre 1979 e 1990.
A disputa pelo cargo de premiê terminou com a desistência de Andrea Leadsom, a secretária de Energia e Mudanças Climáticas do país, nesta segunda. Ela leu uma nota para a imprensa na qual confirmou a decisão de abandonar a disputa por considerar que uma campanha de 9 semanas pela liderança do partido é algo “altamente indesejável” em um momento tão crítico para os britânicos. Ela reconheceu que Theresa May também conseguiu um apoio muito maior entre os membros do partido no Parlamento, na semana passada.
Cameron
O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse que pretende entregar o cargo formalmente na quarta-feira, abrindo caminho para que sua sucessora, Theresa May, assuma a função no fim daquele mesmo dia.
Cameron disse em pronunciamento em rede de televisão que irá presidir sua última reunião de gabinete amanhã e participará, na quarta-feira, de sua última sessão de perguntas como primeiro-ministro no Parlamento. Em seguida, viajará para o Palácio de Buckingham para entregar sua renúncia à rainha Elizabeth II.
Cameron descreveu Theresa May como “forte, competente e mais do que capaz de dar a liderança que o país vai precisar”. Fonte: Dow Jones Newswires. (Com informações da Agência Estado)