Ted Cruz e John Kasich anunciam aliança para tentar parar Trump
Autoridades das campanhas de ambos anunciaram a aliança em uma declaração conjunta no domingo (24/4)
atualizado
Compartilhar notícia
Em um último esforço sem precedentes para parar o pré-candidato republicano favorito à presidência dos EUA Donald Trump, seus dois rivais restantes anunciaram na noite de domingo (24/4) que eles irão se dividir nas próximas eleições primárias para tentar bloquear o caminho do empresário de Nova York para a nomeação do Partido Republicano.
Autoridades das campanhas de Ted Cruz e John Kasich anunciaram a aliança em uma declaração conjunta no domingo. O acordo irá manter Kasich, governador de Ohio, nos bastidores na primária de 3 de maio no estado de Indiana, enquanto Cruz, senador do Texas, não vai competir nas votações em Oregon no dia 17 de maio e no Novo México no dia 7 de junho.“Nossa campanha vai concentrar o seu tempo e recursos em Indiana e por sua vez limpar o caminho para Kasich competir em Oregon e no Novo México, e esperamos que os aliados de ambas as campanhas sigam o nosso exemplo”, disse o gerente de campanha de Ted Cruz, Jeff Roe.
O gerente de campanha de Kasich, John Weaver, fez uma chamada explícita para os demais pré-candidatos seguirem o exemplo das duas campanhas. “Esperamos que grupos independentes de terceiros façam o mesmo e honrem os compromissos assumidos pelas campanhas Cruz e Kasich”.
A aliança Cruz/Kasich marca uma fase que ambos os candidatos têm resistido durante meses. Ambos os homens têm rejeitado chamadas em que eles pedem apoiadores para estrategicamente barrar outros candidatos, a fim de parar Trump, que é o republicano favorito com chance estatística de ganhar a nomeação do partido na primeira votação na convenção nacional do Partido Republicano, a ser realizada em julho, em Cleveland.
Temporada de sucesso
O acordo surgiu em um momento em que Trump está no meio de uma temporada de sucesso nos estados. Ele ganhou 89 de 95 delegados de Nova York na terça-feira (19) e deve vencer em todos os cinco estados do nordeste nas votações desta semana.
Trump respondeu no Twitter na noite de domingo que Cruz e Kasich “vão conspirar para me impedir de obter a nomeação republicana. Desespero!”.
Wow, just announced that Lyin’ Ted and Kasich are going to collude in order to keep me from getting the Republican nomination. DESPERATION!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 25, 2016