metropoles.com

Pesquisas preveem grandes ganhos de Trump e Hillary nas primárias da Super Terça

No total, 11 Estados realizarão votações para escolher os delegados, que por sua vez apontam nas convenções nacionais quem será o candidato de cada partido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tech Sgt. Cohen A. Young
U. S. Secretary of State Hillary Rodham Clinton Meets Japanese Foreign Minister Seiji Maehara in Hawaii
1 de 1 U. S. Secretary of State Hillary Rodham Clinton Meets Japanese Foreign Minister Seiji Maehara in Hawaii - Foto: Tech Sgt. Cohen A. Young

O pré-candidato republicano Donald Trump e a pré-candidata democrata Hillary Clinton aparecem à frente em importantes Estados que terão primárias na chamada Super Terça, quando ocorrem várias votações simultâneas na corrida dos dois partidos pela indicação dos nomes que disputarão a presidência dos Estados Unidos em novembro. As pesquisas sugerem que Trump e Hillary podem conseguir uma boa vantagem ante seus rivais.

O empresário, do Partido Republicano, aparece 18 pontos à frente de seu rival mais próximo no Tennessee e 7 pontos à frente na Geórgia, segundo pesquisa do Wall Street Journal, da NBC e do instituto Marist, realizada entre os dias 18 e 25. Hillary tem boa vantagem no Tennessee e na Geórgia, bem como no Texas, onde aparece com 59% das intenções dos eleitores registrados do Partido Democrata, ante 38% do rival Bernie Sanders.

O republicano Ted Cruz surge como o rival mais forte de Trump para as disputas da terça-feira, ao liderar com 39% das intenções no Texas – o Estado que garante mais delegados nesse dia de primárias -, ante 26% de Trump. Senador pelo Texas, Cruz espera uma vitória decisiva em casa para fortalecer sua posição como o único republicano capaz de derrotar Trump.

Potencial
As pesquisas de três estados que terão votações amanhã sugerem que Hillary e Trump tem o potencial de consolidar seus ganhos. No total, 11 Estados realizarão votações para escolher os delegados, que por sua vez apontam nas convenções nacionais quem será o candidato de cada partido.

O senador Marco Rubio, pela Flórida, que recebeu o apoio de boa parte do establishment republicano desde que o ex-governador da Flórida Jeb Bush abandonou a disputa, aparece empatado com Cruz na Geórgia e no Tennessee. Rubio tem o apoio de 23% dos eleitores na Geórgia, o mesmo que Cruz. O senador pela Flórida tem o apoio de 19% dos potenciais eleitores no Tennessee, ante 22% de Cruz.

Mas as sondagens, que têm margem de erro de entre 3,8 e 5 pontos porcentuais, concluíram que Trump venceria os dois facilmente, com o apoio de 30% dos eleitores na Geórgia e de 40% no Tennessee.

No lado democrata, Hillary domina a disputa, em grande medida por causa de sua boa vantagem entre os eleitores afro-americanos Ela tem 34 pontos porcentuais de vantagem sobre Sanders na Geórgia, onde os eleitores negros são a maioria dos prováveis eleitores democratas no Estado, e de 26 pontos no Tennessee, onde os afro-americanos representam quase um terço do eleitorado democrata.

As pesquisas foram realizadas antes de o ex-governador de Nova Jersey Chris Christie declarar apoio a Trump e antes do debate da quinta-feira do Partido Republicano, quando Rubio e Cruz questionaram a ética, as credenciais conservadoras e as posições políticas de Trump.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?