metropoles.com

Obama, no último discurso na ONU: “Diplomacia é melhor do que muros”

O presidente dos EUA também pediu apoio aos refugiados sírios e acusou a Rússia de querer buscar a “glória passada” por meio da força

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RICHARD DREW/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Barack Obama DISCURSA EM ASSEMBLEIA DA ONU
1 de 1 Barack Obama DISCURSA EM ASSEMBLEIA DA ONU - Foto: RICHARD DREW/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Após o presidente Michel Temer (PMDB) abrir nesta terça-feira (20/9) os debates na 71ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente americano, Barack Obama, fez seu último discurso enquanto chefe de Estado dos Estados Unidos.

Obama destacou que as oligarquias irão “ruir de dentro” e defendeu o combate à desigualdade. Em seguida, falou da tradição democrática americana e da importância da diversidade, de abrir portas para as mulheres. Para ele, foi isso que tornou possível um negro ser eleito presidente dos Estados Unidos. “A verdadeira democracia ainda é o melhor caminho”, afirma.

Para ele, há um desejo universal pela “democracia, liberdade, pela oportunidade de controlar suas próprias vidas”. O presidente também diz que rejeita todo tipo de “fundamentalismo, racismo” e que não acredita em qualquer “superioridade étnica”.

Todo tipo de discriminação é um risco à civilização

Barack Obama

O presidente dos EUA aproveitou o momento para criticar o candidato à presidência Donald Trump, ao afirmar que a diplomacia ainda é o melhor caminho. “Melhor do que erguer muros”. O republicano defendeu a construção de um muro na divisa com o México para barrar a entrada de migrantes latino-americanos no país. Lembrou também a necessidade de apoiar aos refugiados. “É necessário empatia: imaginar que aquela situação poderia ocorrer com as nossas famílias”.

Ele também acusou a Rússia de tentar recuperar sua “glória passada” por meio da força e pede para que os palestinos encontram uma solução para a questão do Oriente Médio e tente resolver os conflitos sem o uso da violência. “Israel tem que se conscientizar de que não pode ocupar e colonizar permanentemente o território palestino”.

Discurso de Temer

Temer abriu o pronunciamento dos chefes de Estado e de Governo que estão em Nova York (EUA). Em seu discurso, o presidente brasileiro disse que o impeachment de Dilma Rousseff (PT) respeitou a Constituição. Ele falou rapidamente sobre o assunto. Ele disse apenas que foi um processo longo e complexo que ocorreu de acordo com a Constituição. “Tudo transcorreu dentro do mais absoluto respeito constitucional. O fato de termos dado esse exemplo ao mundo implica que não há democracia sem Estado de Direito”.

O presidente destacou ainda que a principal missão do país é a retomada do crescimento econômico e a criação de emprego “aos milhões de brasileiros” que ficaram sem trabalho nos últimos anos. “Temos clareza sobre o caminho a seguir: o caminho da responsabilidade fiscal e da responsabilidade social. A confiança já começa a restabelecer-se, e um horizonte mais próspero já começa a desenhar-se.”

Durante o discurso, Temer afirmou que é contra “manifestações de demagogia” e que busca – tanto para o Brasil como para o mundo – um desenvolvimento sustentável e respeito aos direitos humanos. Além disso, afirmou que “o mundo carece de normas que atenuem as assimetrias da globalização” e se colocou contrário às políticas de protecionismo. “O Brasil é obra de imigrantes, homens e mulheres de todos os continentes. Repudiamos todas as formas de racismo, xenofobia e outras manifestações de intolerância”, diz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?