Obama discursa pela primeira vez como ex-presidente: “Todos se uniram”
Ex-mandatário falou brevemente com apoiadores. Ele adotou tom de agradecimento: “Muitos de seus pais nem sabia pronunciar ‘Barack Obama'”
atualizado
Compartilhar notícia
Barack Obama discursou nesta sexta-feira (20/1) pela primeira vez como ex-presidente dos Estados Unidos. Após a cerimônia de posse de seu sucessor, Donald John Trump, o 44º chefe do Executivo da história do país falou brevemente com apoiadores em Maryland. “Quando começamos essa jornada, tínhamos fé de que o povo americano poderia fazer a diferença”, disse o ex-mandatário, que adotou tom de agradecimento.
“Vocês saíram em suas comunidades, bateram nas portas. Muitos de seus pais nem sabia pronunciar ‘Barack Obama”, acrescentou. O ex-presidente enalteceu a “esperança e o valor dela em momentos de dificuldade” e deu graças à esposa, Michelle Obama. “Eu e Michele fomos o rosto e a voz de muitas coisas. Mas isso não é sobre nós. É sobre vocês”.
O 45º presidente dos Estados Unidos, Donald John Trump, de 70 anos, tomou posse no início da tarde desta sexta-feira (20), em Washington DC, diante de uma multidão de pessoas que viajaram à capital do país para acompanhar o momento histórico. O Partido Republicano retorna, assim, ao poder do país após oito anos de mandato democrata.
O juramento do chefe do Executivo americano se iniciou às 15h (horário de Brasília). Trump adotou um discurso populista. “Vamos ter duas regras simples: compre produtos americanos e contrate trabalhadores americanos”, afirmou o novo mandatário, que adotou um discurso agressivo, enaltecendo o povo.
O novo chefe da Casa Branca ressaltou a necessidade de o país “voltar a vencer” e recuperar o orgulho próprio. “Os EUA vão começar a vencer como nunca antes. Vamos trazer de volta os empregos, nossas fronteiras, nossa defesa e trazer de volta os nossos filhos”, acrescentou Trump, diante de cerca de 1 milhão de americanos.
“Vocês não serão mais ignorados. Sua voz, sua esperança e seus sonhos vão definir um novo país”, disse Donald Trump.
Trump reforçou também a necessidade de superar um dos principais obstáculos do povo americano: o desemprego. “Uma a uma as fábricas fechadas saíram de nossas fronteiras sem qualquer respeito com os milhões de trabalhadores deixados para trás”, relembrou. “O tempo de conversa fiada acabou, chegou a hora de ação”, acrescentou. O novo presidente recoloca o Partido Republicano no poder dos EUA após oito anos. Antes dele, o último chefe do Executivo americano foi George W. Bush.
O novo presidente dos EUA, o mais velho a tomar posse (70 anos), foi eleito em 8 de novembro, ao derrotar a candidata democrata Hillary Clinton, embora sua adversária tenha obtido mais votos populares.
Cerca de meia hora antes da posse, ativistas mascarados destruíram carros e quebraram vidraças de lojas em ruas da capital norte-americana, longe do Capitólio. Eles levaram bandeiras anarquistas pretas e cartazes com os dizeres: “Junte-se à resistência. Lute agora”. A polícia usou spray de pimenta para evitar que os ativistas continuassem com as depredações nas ruas.