metropoles.com

Em encontro histórico, Castro pede a Obama fim do embargo a Cuba

Em uma reunião histórica, Castro classificou as recentes medidas de Obama para relaxar as restrições à ilha como “positivas”, mas as considerou insuficientes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
obama castro
1 de 1 obama castro - Foto: Reprodução/Youtube

O presidente de Cuba, Raúl Castro, pediu ao seu homólogo dos EUA, Barack Obama, que seja suspenso o embargo econômico à ilha. O líder norte-americano, por sua vez, se comprometeu a avançar com a normalização das relações entre os dois países.

Em uma reunião histórica, Castro classificou as recentes medidas de Obama para relaxar as restrições à ilha como “positivas”, mas as considerou insuficientes. Ele pediu novamente que os EUA devolvam a sua base naval na Baía de Guantánamo a Cuba e acabem com o embargo comercial. “Isso é essencial, porque o bloqueio permanece”, afirmou o líder cubano.

Obama se comprometeu a pressionar os líderes cubanos a respeitarem os direitos humanos e as liberdades política e disse que o simples fato de uma visita de um líder norte-americano à ilha, a primeira desde 1928, iria promover esses valores entre a população. “Este é um novo dia”, afirmou o norte-americano. “Nós tivemos uma ampla e sincera conversa sobre direitos humanos e democracia.”

Ainda que o clima fosse tranquilo, houve momentos de ataques velados.

Castro disse que é “inconcebível” que um governo deixe de garantir cuidados de saúde, educação, alimentação e segurança social para a população. “Em nossa opinião, os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais são indivisíveis, interdependentes e universal. Nós defendemos os direitos humanos”, disse.

Obama, por sua vez, disse que observa “grandes diferenças” entre os EUA e Cuba no que diz respeito à democracia e os direitos humanos. “O futuro de Cuba será decidido pelos cubanos – não por qualquer pessoa. Sempre deixei claro que os EUA continuam a apoiar a democracia e o direito do povo cubano em decidir seu próprio futuro”, afirmou. Fonte: Associated Press.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?