metropoles.com

Parlamentos rivais da Líbia assinam acordo polêmico para formar governo único

Os defensores do acordo esperam que facções políticas rivais e milícias abracem o acordo e iniciem um cessar-fogo para afastar o Estado Islâmico, grupo terrorista que está se expandindo pelo país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wikipedia Commons/Divulgação
líbia
1 de 1 líbia - Foto: Wikipedia Commons/Divulgação

Membros dos dois Parlamentos rivais da Líbia assinam nesta quinta-feira (17/12) no Marrocos um acordo promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para formar um governo de união nacional com o objetivo de trazer a paz para o país devastado pela guerra, embora os chefes de ambas as câmaras tenham advertido antecipadamente que o pacto não terá legitimidade.

Os defensores do acordo esperam que facções políticas rivais e milícias abracem o acordo e iniciem um cessar-fogo, para que eles possam afastar o grupo extremista Estado Islâmico, que está se expandindo pelo país.

A Líbia entrou no caos que se seguiu com a derrubada e morte do ditador Muamar Kadafi, em 2011. Desde então, tem sido dividido entre um governo reconhecido internacionalmente, com base no leste, e um governo islâmico, apoiado pela capital, Trípoli. Dois governos e dois parlamentos que disputam o poder. Além disso, o país enfrenta ameaças de extremistas do Estado Islâmico.

No entanto, o acordo assinado hoje em Marrocos tem críticos de ambos os lados que buscam um acordo separado, sem envolvimento da ONU.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?