May pede união e promete “dias melhores” após saída da União Europeia
A primeira-ministra do Reino Unido disse que o “Brexit” ocorrerá por
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse que o país sairá da União Europeia por “vontade do povo”. “É um momento histórico, não vamos voltar atrás”, declarou a chefe de governo durante um pronunciamento na Câmara dos Comuns, em Londres. Ela ainda acrescentou que “dias melhores” estão por vir e que pretende continuar colaborando com a UE.
“Escolhi acreditar no Reino Unido”, afirmou May, ressaltando que o “Brexit” é uma oportunidade para transformar o país em uma grande nação “global”. Além disso, a primeira-ministra exaltou os “valores democráticos” da UE, fez um apelo por união, em clara referência aos anseios separatistas da Escócia, e anunciou que o país não fará parte do mercado comum. “É algo incompatível com a vontade popular.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, rebateu o otimismo da primeira-ministra. Ele afirmou que não há razões para acreditar que esta quarta-feira (29/3) seja um “dia feliz”. “A prioridade será minimizar as incertezas provocadas pela decisão do Reino Unido entre nossos cidadãos, as empresas e os Estados-membros”, afirmou o polonês, pouco depois de ter recebido a carta britânica que notifica a UE sobre o “Brexit”.