Líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Bagdadi está morto, afirma ONG
A informação foi divulgada pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Canal de televisão iraquiano confirmou o falecimento
atualizado
Compartilhar notícia
A organização não governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) afirmou, nesta terça-feira (11/7), que fontes do Estado Islâmico confirmaram a morte do líder do grupo extremista, Abu Bakr al-Bagdadi. As informações são da agência AFP.
“Autoridades do EI presentes na província (síria) de Deir Ezor confirmaram ao OSDH a morte de Abu Bakr al-Bagdadi, emir do EI”, declarou o diretor da ONG, Rami Abdel Rahman. “Nós tomamos conhecimento hoje (terça), mas não sabemos quando e como ele morreu.”
A emissora iraquiana de televisão Al Sumaria endossou, também nesta terça, a informação da morte de Abu Bakr al-Baghdadi. Em junho, o governo russo anunciou que o líder do grupo extremista havia perdido a vida, vítima de um ataque.
Leia também
“As autoridades do Isis em Tel Afar, que se tornou a capital provisória do grupo após a queda de Mosul, anunciaram a morte de al-Baghdadi, sem fornecer detalhes, e informaram que o nome do novo califa será publicado em breve”, afirmou a fonte.
O grupo fez apelos para que seus combatentes continuem na luta, apesar do avanço das tropas da coalizão internacional e das forças de segurança da Síria e do Iraque, as quais têm conquistado as cidades dominadas pelo Estado Islâmico. Há um mês, o governo russo divulgou que al-Baghdadi estaria entre as vítimas de um ataque aéreo em Raqqa, na Síria, ocorrido em 28 de maio.
Al-Baghdadi, porém, já foi dado como morto em várias ocasiões, mas sempre os canais oficiais do EI desmentem a notícia. Abu Bakr al-Baghdadi é o nome de guerra do iraquiano Ibrahim Awwad Ibrahim Ali al-Bradi al-Samarrai e os serviços de inteligência acreditam que ele tinha 45 anos de idade. (Com informações da Ansa Brasil)
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.