metropoles.com

Líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Bagdadi está morto, afirma ONG

A informação foi divulgada pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Canal de televisão iraquiano confirmou o falecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Abu-Bakr-al-Baghdad
1 de 1 Abu-Bakr-al-Baghdad - Foto: Reprodução

A organização não governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) afirmou, nesta terça-feira (11/7), que fontes do Estado Islâmico confirmaram a morte do líder do grupo extremista, Abu Bakr al-Bagdadi. As informações são da agência AFP.

“Autoridades do EI presentes na província (síria) de Deir Ezor confirmaram ao OSDH a morte de Abu Bakr al-Bagdadi, emir do EI”, declarou o diretor da ONG, Rami Abdel Rahman. “Nós tomamos conhecimento hoje (terça), mas não sabemos quando e como ele morreu.”

A emissora iraquiana de televisão Al Sumaria endossou, também nesta terça, a informação da morte de Abu Bakr al-Baghdadi. Em junho, o governo russo anunciou que o líder do grupo extremista havia perdido a vida, vítima de um ataque.

De acordo com a emissora, sua equipe de reportagem ficou sabendo da morte de Abu Bakr al-Baghdadi por “uma fonte na província de Nínive”, no Iraque, a qual fora informada do falecimento pelo próprio Estado Islâmico. A rede de televisão ressaltou também que o grupo terrorista anunciará em breve o nome de seu novo líder.

“As autoridades do Isis em Tel Afar, que se tornou a capital provisória do grupo após a queda de Mosul, anunciaram a morte de al-Baghdadi, sem fornecer detalhes, e informaram que o nome do novo califa será publicado em breve”, afirmou a fonte.

O grupo fez apelos para que seus combatentes continuem na luta, apesar do avanço das tropas da coalizão internacional e das forças de segurança da Síria e do Iraque, as quais têm conquistado as cidades dominadas pelo Estado Islâmico. Há um mês, o governo russo divulgou que al-Baghdadi estaria entre as vítimas de um ataque aéreo em Raqqa, na Síria, ocorrido em 28 de maio.

Al-Baghdadi, porém, já foi dado como morto em várias ocasiões, mas sempre os canais oficiais do EI desmentem a notícia. Abu Bakr al-Baghdadi é o nome de guerra do iraquiano Ibrahim Awwad Ibrahim Ali al-Bradi al-Samarrai e os serviços de inteligência acreditam que ele tinha 45 anos de idade. (Com informações da Ansa Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?