metropoles.com

Incêndio consome prédio de 24 andares em Londres e deixa mortos

Testemunhas relataram em redes sociais que pessoas pularam da torre em chamas e que havia gente presa na torre durante o incêndio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MATT DUNHAM/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Incêndio consome prédio residencial de 27 andares em Londres
1 de 1 Incêndio consome prédio residencial de 27 andares em Londres - Foto: MATT DUNHAM/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio residencial de 24 andares em Londres, entre o bairro de Kensington e Notting Hill. O fogo teve início na madrugada desta quarta-feira (14/6) e as chamas ainda não foram totalmente controladas. Há pelo menos 12 mortos e 74 feridos, de acordo com informação da polícia local. Integrante da Brigada de Incêndio de Londres, Steve Apter disse que bolsões de fogo ainda atingem o Grenfell Tower, um grande prédio de apartamentos.

O comandante da Scotland Yard para as operações de resgate, Stuart Cundy, disse que ainda não é possível determinar quantas pessoas estão desaparecidas. Isso porque muitas podem ter conseguido se salvar sozinhas. Ele acrescentou que não espera que haja mais sobreviventes no local.

Já um porta-voz do NHS England, o serviço sanitário da Inglaterra, afirmou que, dos 74 feridos, 64 foram levados por ambulâncias e outros 10 compareceram de modo independente a hospitais da região.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, contou que está “profundamente triste com a perda de vidas” e convocou uma reunião de urgência para ainda esta quarta-feira.

Segundo os bombeiros, há risco de o prédio desabar, já que o fogo atingiu as estruturas. “Trata-se de um incidente sem precedentes. Nos meus 29 anos como bombeiro, nunca vi nada dessa magnitude”, afirmou a representante dos serviços de bombeiros da capital, Dany Cotton.

7 imagens
1 de 7

MATT DUNHAM/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
2 de 7

MATT DUNHAM/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
3 de 7

MATT DUNHAM/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
4 de 7

ONATHAN BRADY/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO
5 de 7

MATT DUNHAM/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
6 de 7

MATT DUNHAM/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
7 de 7

MATT DUNHAM/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Os 200 bombeiros que combatem o fogo evacuaram o prédio. A causa do incêndio é desconhecida e não está claro se ainda há pessoas presas no edifício em chamas. Testemunhas afirmam terem visto alguns moradores fazerem uma corda de lençóis para descer pelo lado de fora do prédio. Outras, teriam se jogado para fugir das chamas, inclusive com crianças no colo.

Uma vizinha do prédio, Nassima Boutrig, disse que foi acordada pelo barulho das sirenes e se deparou com fumaça dentro de sua casa também. “Nós vimos pessoas gritando. Um monte de gente pedindo ajuda. Os bombeiros só conseguiram agir nos andares mais baixos, pois o fogo subiu e eles não conseguiram contê-lo”, afirmou.

Segundo o líder do distrito de Kensington e Chelsea, Nick Paget-Brown, no momento em que começou o incêndio, havia no edifício “centenas de pessoas”, mas esse número ainda não foi confirmado pelas autoridades. Pelo menos 20 ambulâncias foram enviadas às imediações do edifício, que conta com 120 apartamentos nos quais se estima que viviam cerca de 500 pessoas, muitas delas famílias jovens.

A Polícia Metropolitana de Londres informou, em sua conta no Twitter, que várias pessoas estão sendo atendidas devido a ferimentos diversos e à inalação de fumaça, ao mesmo tempo em que se tenta resgatar as que ainda continuam dentro da torre.

A polícia transformou a Igreja St. Clement, próxima ao edifício, em abrigo para os moradores que conseguiram fugir das chamas.

Falhas
Testemunhas e moradores do Grenfell Tower criticaram as operações de segurança e os alarmes contra fogo. “Foram os gritos que me salvaram. O alarme contra incêndio não funcionou”, contou Paul Munakr, um dos primeiros moradores que conseguiu escapar do edifício em chamas, localizado no bairro de Kensington. O homem, que vivia no 7º andar do prédio, acrescentou que outros moradores pediram que as pessoas “não se jogassem pela janela”.

Mesmo assim, há relatos de moradores desesperados se lançando ao ar com crianças para tentarem se salvar. Testemunhas criticaram também a atuação das equipes de resgate.

De acordo com a moradora Aysha, desde à 1h da manhã, quando o fogo coemçou, até às 4h, quando foi controlado, “os bombeiros ficaram olhando para o prédio, sem fazer nada, enquanto tudo queimava”. “Estamos preocupados com uma família de amigos nossos que morava no 21º andar”, contou a mulher.

Os moradores do edifício disseram que os bombeiros pediram para que as pessoas ficassem paradas dentro do Grenfell Tower, à espera da chegada do resgate, o que não teria ocorrido.

Brasileiros
Em nota divulgada à imprensa, o Consulado do Brasil em Londres informou que não há informações sobre brasileiros desaparecidos por causa do incêndio que destruiu um prédio na capital inglesa nesta quarta-feira (14/6). O consulado informa que acompanha caso. (Com informações da Ansa Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?